O problema científico: construção formal ou delimtação no real
Título
O problema científico: construção formal ou delimtação no real
O problema científico: construção formal ou delimtação no real
Autor
Arsenio José Carmona Gutiérrez
Arsenio José Carmona Gutiérrez
Orientação
Norberto Jacob Etges
Norberto Jacob Etges
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo teórico está encaminhado a realizar uma reflexão sobre as peculiaridades do processo de delimitação do problema científico, nas atuais condições de desenvolvimento da ciência como força produtiva direta, questionando em que medida a abordagem da ciência, considerada como uma forma especial de atividade cognitivo-transformadora da realidade, demanda formas qualitativamente novas de delimitação de seus problemas; o estudo parte da tese de que a identificação e a delimitação do problema científico estão historicamente condicionadas pelas formas concretas que adota a atividade científica para responder às exigências que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social fazem à Ciência, assim como responder às demandas do desenvolvimento intrínseco da própria ciência. A reflexão se organiza utilizando o método de elevação do abstrato ao concreto elaborado por Marx, e o estudo considera a categoria "atividade" como categoria de partida e discute, se a finalidade do problema científico é representar ou intervir, e como intervir, e, finalmente, são elaboradas considerações finais sobre a confirmação da tese assumida, evidenciando a importância metodológica de partir das categorias "atividade sócio-humana" e "atividade científica" para abstrair e concretizar as características essenciais da categoria "problema científico", assim como outras considerações sobre o sujeito, sobre a revolução científico-técnica e sobre outros aspectos da atividade científica. O estudo conclui que o problema científico necessariamente tem de ser delimitado no real, nas condições histórico-concretas em que se realiza a atividade humana e não pode ser reduzido a uma mera construção formal.
Este estudo teórico está encaminhado a realizar uma reflexão sobre as peculiaridades do processo de delimitação do problema científico, nas atuais condições de desenvolvimento da ciência como força produtiva direta, questionando em que medida a abordagem da ciência, considerada como uma forma especial de atividade cognitivo-transformadora da realidade, demanda formas qualitativamente novas de delimitação de seus problemas; o estudo parte da tese de que a identificação e a delimitação do problema científico estão historicamente condicionadas pelas formas concretas que adota a atividade científica para responder às exigências que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social fazem à Ciência, assim como responder às demandas do desenvolvimento intrínseco da própria ciência. A reflexão se organiza utilizando o método de elevação do abstrato ao concreto elaborado por Marx, e o estudo considera a categoria "atividade" como categoria de partida e discute, se a finalidade do problema científico é representar ou intervir, e como intervir, e, finalmente, são elaboradas considerações finais sobre a confirmação da tese assumida, evidenciando a importância metodológica de partir das categorias "atividade sócio-humana" e "atividade científica" para abstrair e concretizar as características essenciais da categoria "problema científico", assim como outras considerações sobre o sujeito, sobre a revolução científico-técnica e sobre outros aspectos da atividade científica. O estudo conclui que o problema científico necessariamente tem de ser delimitado no real, nas condições histórico-concretas em que se realiza a atividade humana e não pode ser reduzido a uma mera construção formal.
Palavras Chave
Problema científico, Atividade científica
Problema científico, Atividade científica
Classificações
Nível escolar
Geral
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Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Filosofia da Ciência
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