O problema científico: construção formal ou delimtação no real

Título
O problema científico: construção formal ou delimtação no real
Autor
Arsenio José Carmona Gutiérrez
Orientação
Norberto Jacob Etges
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo teórico está encaminhado a realizar uma reflexão sobre as peculiaridades do processo de delimitação do problema científico, nas atuais condições de desenvolvimento da ciência como força produtiva direta, questionando em que medida a abordagem da ciência, considerada como uma forma especial de atividade cognitivo-transformadora da realidade, demanda formas qualitativamente novas de delimitação de seus problemas; o estudo parte da tese de que a identificação e a delimitação do problema científico estão historicamente condicionadas pelas formas concretas que adota a atividade científica para responder às exigências que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social fazem à Ciência, assim como responder às demandas do desenvolvimento intrínseco da própria ciência. A reflexão se organiza utilizando o método de elevação do abstrato ao concreto elaborado por Marx, e o estudo considera a categoria "atividade" como categoria de partida e discute, se a finalidade do problema científico é representar ou intervir, e como intervir, e, finalmente, são elaboradas considerações finais sobre a confirmação da tese assumida, evidenciando a importância metodológica de partir das categorias "atividade sócio-humana" e "atividade científica" para abstrair e concretizar as características essenciais da categoria "problema científico", assim como outras considerações sobre o sujeito, sobre a revolução científico-técnica e sobre outros aspectos da atividade científica. O estudo conclui que o problema científico necessariamente tem de ser delimitado no real, nas condições histórico-concretas em que se realiza a atividade humana e não pode ser reduzido a uma mera construção formal.
Palavras Chave
Problema científico, Atividade científica

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência