O que dizem os professores das 4as. séries do ensino fundamental sobre o ensinar Ciências neste nível de escolaridade.
Título
O que dizem os professores das 4as. séries do ensino fundamental sobre o ensinar Ciências neste nível de escolaridade.
O que dizem os professores das 4as. séries do ensino fundamental sobre o ensinar Ciências neste nível de escolaridade.
Autor
Igor de Souza Guzzi
Igor de Souza Guzzi
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa, de caráter investigativo, teve como objetivo traçar um diagnóstico relacionado ao ensino de ciências das 4as. séries, da rede municipal de Araraquara, com os professores que nestas lecionam. Essa investigação contou com o auxílio de fontes bibliográficas que alicerçaram a discussão proposta neste trabalho e um estudo de cunho empírico dividido em duas fases distintas. O estudo bibliográfico foi realizado durante todo o desenvolvimento da pesquisa, com o intuito de buscar fundamentação teórica para o desenvolvimento do trabalho e sustentar a análise dos dados coletados. Os textos consultados trouxeram conteúdos relacionados à história do ensino de ciências, à importância de se ensinar esta modalidade de ensino e à formação docente. A primeira fase do estudo empírico consistiu em um levantamento mais amplo da questão, baseando-se na questão de pesquisa e nos objetivos fixados. O processo de coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário, para buscar compreender como os professores percebem o ensinar ciências. O questionário traz perguntas relacionadas à formação, ao tempo de magistério, aos conteúdos de ciências trabalhados com os alunos, ao material didático e à avaliação. Esse questionário foi aplicado nos anos de 2003 e 2004. Não só com a finalidade de realizar um levantamento preliminar, o questionário que foi aplicado a estas professoras teve também como objetivo escolher os sujeitos que participaram da segunda fase da pesquisa. Os sujeitos selecionados para essa segunda etapa do estudo foram escolhidos entre o conjunto de professoras que responderam ao questionário, a partir do envolvimento que demonstraram com a temática, pela presença de posicionamentos claros e pela disponibilidade em participar de entrevistas por períodos mais longos e que permitiram uma maior aproximação do pesquisador com a prática que desenvolvem em sala de aula.
A pesquisa, de caráter investigativo, teve como objetivo traçar um diagnóstico relacionado ao ensino de ciências das 4as. séries, da rede municipal de Araraquara, com os professores que nestas lecionam. Essa investigação contou com o auxílio de fontes bibliográficas que alicerçaram a discussão proposta neste trabalho e um estudo de cunho empírico dividido em duas fases distintas. O estudo bibliográfico foi realizado durante todo o desenvolvimento da pesquisa, com o intuito de buscar fundamentação teórica para o desenvolvimento do trabalho e sustentar a análise dos dados coletados. Os textos consultados trouxeram conteúdos relacionados à história do ensino de ciências, à importância de se ensinar esta modalidade de ensino e à formação docente. A primeira fase do estudo empírico consistiu em um levantamento mais amplo da questão, baseando-se na questão de pesquisa e nos objetivos fixados. O processo de coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário, para buscar compreender como os professores percebem o ensinar ciências. O questionário traz perguntas relacionadas à formação, ao tempo de magistério, aos conteúdos de ciências trabalhados com os alunos, ao material didático e à avaliação. Esse questionário foi aplicado nos anos de 2003 e 2004. Não só com a finalidade de realizar um levantamento preliminar, o questionário que foi aplicado a estas professoras teve também como objetivo escolher os sujeitos que participaram da segunda fase da pesquisa. Os sujeitos selecionados para essa segunda etapa do estudo foram escolhidos entre o conjunto de professoras que responderam ao questionário, a partir do envolvimento que demonstraram com a temática, pela presença de posicionamentos claros e pela disponibilidade em participar de entrevistas por períodos mais longos e que permitiram uma maior aproximação do pesquisador com a prática que desenvolvem em sala de aula.
Palavras Chave
Concepções de Professores, Prática Pedagógica
Concepções de Professores, Prática Pedagógica
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor