Concepções de professores sobre a natureza da ciência.
Título
Concepções de professores sobre a natureza da ciência.
Concepções de professores sobre a natureza da ciência.
Educação
Autor
João Batista Siqueira Harres
João Batista Siqueira Harres
Orientação
Juracy C. Marques
Juracy C. Marques
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa pretende contribuir para um conhecimento melhor sobre as implicações no ensino de ciências das reflexões epistemológicas atuais. Analisou-se como as diferentes dimensões deste contexto educacional estão relacionadas com concepções sobre a natureza da ciência. Em particular, discutiu-se como a corrente epistemológica empírico-indutivista, apesar da sua superação como forma adequada de descrever a produção de conhecimento, ainda permanece bastante impregnada na educação científica atual. Considera-se que, para a mudança dessa situação, o papel do professor é central. Assim, com o objetivo de fazer um estudo exploratório-descritivo sobre as suas concepções sobre a natureza da ciência, elaborou-se um questionário que pedia ao professor que expressasse o nível de sua concordância ou discordância com uma série de afirmativas, em uma escala tipo-Likert. O questionário foi aplicado em um grupo de 534 professores em efetivo exercício, oriundos dos mais diferentes níveis da educação básica e participantes de processos de formação permanente. As respostas foram analisadas em relação a algumas posições didáticas e em relação às diferenças de formação e de atuação no ensino. Os resultados mostram que a concepção sobre a natureza da ciência empírico-indutivista ainda é bastante considerada por professores de ciências e que estas concepções variam pouco em função do nível de formação, da experiência profissional ou das áreas e níveis de atuação. No final, apresentam-se sugestões de como os processos de formação de professores podem colaborar com a superação desta perspectiva, aproximando-se de uma concepção sobre a natureza da ciência mais evolutiva e mais construtivista.
Esta pesquisa pretende contribuir para um conhecimento melhor sobre as implicações no ensino de ciências das reflexões epistemológicas atuais. Analisou-se como as diferentes dimensões deste contexto educacional estão relacionadas com concepções sobre a natureza da ciência. Em particular, discutiu-se como a corrente epistemológica empírico-indutivista, apesar da sua superação como forma adequada de descrever a produção de conhecimento, ainda permanece bastante impregnada na educação científica atual. Considera-se que, para a mudança dessa situação, o papel do professor é central. Assim, com o objetivo de fazer um estudo exploratório-descritivo sobre as suas concepções sobre a natureza da ciência, elaborou-se um questionário que pedia ao professor que expressasse o nível de sua concordância ou discordância com uma série de afirmativas, em uma escala tipo-Likert. O questionário foi aplicado em um grupo de 534 professores em efetivo exercício, oriundos dos mais diferentes níveis da educação básica e participantes de processos de formação permanente. As respostas foram analisadas em relação a algumas posições didáticas e em relação às diferenças de formação e de atuação no ensino. Os resultados mostram que a concepção sobre a natureza da ciência empírico-indutivista ainda é bastante considerada por professores de ciências e que estas concepções variam pouco em função do nível de formação, da experiência profissional ou das áreas e níveis de atuação. No final, apresentam-se sugestões de como os processos de formação de professores podem colaborar com a superação desta perspectiva, aproximando-se de uma concepção sobre a natureza da ciência mais evolutiva e mais construtivista.
Palavras Chave
Epistemologia; Natureza da Ciências; Concepções de Professores
Epistemologia; Natureza da Ciências; Concepções de Professores
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor