Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos
Título
Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos
Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos
Educação Científica e Tecnológica
Autor
Denise Nogueira Heidrich
Denise Nogueira Heidrich
Orientação
Jose Andre Peres Angotti
Jose Andre Peres Angotti
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Programa de PG Educação Científica e Tecnológica
Programa de PG Educação Científica e Tecnológica
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A constatação de que as animações são excelentes recursos didáticos para auxiliar o trabalho do professor e facilitar a compreensão dos estudantes em conteúdos que exigem abstração e imaginação levou um grupo de professoras do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a produzir, com a assessoria de docentes do Departamento de Design Gráfico, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, o material hipermídia Bioquímica através da animação. Esse hipermídia foi construído no período de 2003 a 2005, tendo os carboidratos como tema central, e o cotidiano dos estudantes universitários como linha condutora. O conjunto do hipermídia apresenta: aula de saída a campo, no módulo introdutório: Carboidratos na Natureza; atividades práticas, no Módulo 2: Carboidratos no Laboratório; a pesquisa bibliográfica, no módulo Carboidratos na Biblioteca; o processo de digestão e absorção dos carboidratos, tema do quarto módulo: Carboidratos na Lanchonete; a fascinante história de uma molécula de glicose que é convertida em piruvato, contida no módulo Carboidratos no Teatro; e patologias ligadas ao metabolismo dos carboidratos, no módulo Carboidratos no Hospital. Apesar de terem sido bem avaliados previamente por estudantes de graduação e professores de ensino médio, problemas de navegação e finalização levaram à constatação de que a conversão dos materiais em objetos de aprendizagem poderia torná-los mais eficazes para o ensino e a aprendizagem. Estudo de teorias de aprendizagem e de elementos de semiótica serviram como suporte para as transformações pretendidas, e como resultado apresentamos os objetos de aprendizagem Introdução aos Carboidratos, Classificação dos Carboidratos, Monossacarídeos, digestão do amido e via glicolítica. Da necessidade de disponibilizar o conjunto da obra já referida para avaliação estabeleceu-se uma ponte com o ambiente virtual de aprendizagem do Laboratório de Ensino a Distância (LAED) do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC, onde foram criadas disciplinas para cursos de graduação e de extensão nas plataformas Diorama e Moodle. A avaliação feita por estudantes de graduação, professores de ensino médio, pessoas com formação em áreas não ligadas às Ciências da Vida, pós-graduandos em Bioquímica, além da opinião de professores de Bioquímica a respeito dos referidos materiais, conferem uma visão panorâmica sobre a validade do material como elemento de suporte ao ensino do tema proposto em disciplinas de Bioquímica ligadas a cursos de graduação. Além disso, pudemos identificar e registrar opiniões diversas entre os avaliadores no que se refere ao tipo de elementos semióticos a serem utilizados nos objetos de aprendizagem para as primeiras fases de cursos de graduação.
A constatação de que as animações são excelentes recursos didáticos para auxiliar o trabalho do professor e facilitar a compreensão dos estudantes em conteúdos que exigem abstração e imaginação levou um grupo de professoras do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a produzir, com a assessoria de docentes do Departamento de Design Gráfico, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, o material hipermídia Bioquímica através da animação. Esse hipermídia foi construído no período de 2003 a 2005, tendo os carboidratos como tema central, e o cotidiano dos estudantes universitários como linha condutora. O conjunto do hipermídia apresenta: aula de saída a campo, no módulo introdutório: Carboidratos na Natureza; atividades práticas, no Módulo 2: Carboidratos no Laboratório; a pesquisa bibliográfica, no módulo Carboidratos na Biblioteca; o processo de digestão e absorção dos carboidratos, tema do quarto módulo: Carboidratos na Lanchonete; a fascinante história de uma molécula de glicose que é convertida em piruvato, contida no módulo Carboidratos no Teatro; e patologias ligadas ao metabolismo dos carboidratos, no módulo Carboidratos no Hospital. Apesar de terem sido bem avaliados previamente por estudantes de graduação e professores de ensino médio, problemas de navegação e finalização levaram à constatação de que a conversão dos materiais em objetos de aprendizagem poderia torná-los mais eficazes para o ensino e a aprendizagem. Estudo de teorias de aprendizagem e de elementos de semiótica serviram como suporte para as transformações pretendidas, e como resultado apresentamos os objetos de aprendizagem Introdução aos Carboidratos, Classificação dos Carboidratos, Monossacarídeos, digestão do amido e via glicolítica. Da necessidade de disponibilizar o conjunto da obra já referida para avaliação estabeleceu-se uma ponte com o ambiente virtual de aprendizagem do Laboratório de Ensino a Distância (LAED) do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC, onde foram criadas disciplinas para cursos de graduação e de extensão nas plataformas Diorama e Moodle. A avaliação feita por estudantes de graduação, professores de ensino médio, pessoas com formação em áreas não ligadas às Ciências da Vida, pós-graduandos em Bioquímica, além da opinião de professores de Bioquímica a respeito dos referidos materiais, conferem uma visão panorâmica sobre a validade do material como elemento de suporte ao ensino do tema proposto em disciplinas de Bioquímica ligadas a cursos de graduação. Além disso, pudemos identificar e registrar opiniões diversas entre os avaliadores no que se refere ao tipo de elementos semióticos a serem utilizados nos objetos de aprendizagem para as primeiras fases de cursos de graduação.
Palavras Chave
Material Hipermídia; Bioquímica; Animação; Carboidratos.
Material Hipermídia; Bioquímica; Animação; Carboidratos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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