Relações entre as disciplinas de Física e de didática das Ciências no curso de magistério - ensino médio
Título
Relações entre as disciplinas de Física e de didática das Ciências no curso de magistério - ensino médio
Relações entre as disciplinas de Física e de didática das Ciências no curso de magistério - ensino médio
Educação
Autor
Renato Heineck
Renato Heineck
Orientação
Neiva Ignês Grando
Neiva Ignês Grando
Instituição
UPF
UPF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Passo Fundo/RS
Passo Fundo/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo tem por objetivo compreender as concepções que permeiam a prática docente das disciplinas de Física e de Didática de Ciências e suas relações, bem como enfocar suas diferentes dimensões, situando-as no âmbito da realidade educacional e social. Procurou-se desvelar tais concepções a partir da interpretação de entrevistas feitas com professores dessas disciplinas, bem como de questionários aplicados a professores egressos de curso de magistério em nível médio que não tenham frequentado o ensino superior e a alunos finalistas desse curso, de uma escola pública do município de Passo Fundo, esta uma das duas únicas escolas da 7ª Delegacia Estadual de Educação, que abrange 30 municípios, a oferecer essa habilitação. Tanto as entrevistas como os questionários foram orientados para assuntos que buscaram analisar as atividades realizadas no curso de magistério referentes às disciplinas de Física e Didática de Ciências, desde as concepções que os sujeitos pesquisados possuem das disciplinas, os objetivos das mesmas, o ensino de cada uma no curso de magistério e sua importância, as observações feitas antes e durante o estágio e a atuação como professor. Buscou-se, dessa forma, estabelecer as relações das duas disciplinas do ensino médio, as metodologias nelas adotadas, os recursos empregados e os requisitos necessários para se trabalhar os conteúdos de Ciências do ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. Para dar sustentação ao estudo, faz-se inferências sobre a contextualização em que o estudo se desenvolveu, refletindo sobre as concepções prévias e as concepções científicas, os métodos científicos e a formação do professor. Após as reflexões, faz-se a análise dos quatro segmentos da pesquisa, bem como sugere-se uma proposta de trabalho que atenda as lacunas detectadas nos depoimentos, adaptada à realidade do ensino de ciências do ensino fundamental e cujas técnicas seriam desenvolvidas paralelamente pela disciplina de Didática de Ciências.
O presente estudo tem por objetivo compreender as concepções que permeiam a prática docente das disciplinas de Física e de Didática de Ciências e suas relações, bem como enfocar suas diferentes dimensões, situando-as no âmbito da realidade educacional e social. Procurou-se desvelar tais concepções a partir da interpretação de entrevistas feitas com professores dessas disciplinas, bem como de questionários aplicados a professores egressos de curso de magistério em nível médio que não tenham frequentado o ensino superior e a alunos finalistas desse curso, de uma escola pública do município de Passo Fundo, esta uma das duas únicas escolas da 7ª Delegacia Estadual de Educação, que abrange 30 municípios, a oferecer essa habilitação. Tanto as entrevistas como os questionários foram orientados para assuntos que buscaram analisar as atividades realizadas no curso de magistério referentes às disciplinas de Física e Didática de Ciências, desde as concepções que os sujeitos pesquisados possuem das disciplinas, os objetivos das mesmas, o ensino de cada uma no curso de magistério e sua importância, as observações feitas antes e durante o estágio e a atuação como professor. Buscou-se, dessa forma, estabelecer as relações das duas disciplinas do ensino médio, as metodologias nelas adotadas, os recursos empregados e os requisitos necessários para se trabalhar os conteúdos de Ciências do ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. Para dar sustentação ao estudo, faz-se inferências sobre a contextualização em que o estudo se desenvolveu, refletindo sobre as concepções prévias e as concepções científicas, os métodos científicos e a formação do professor. Após as reflexões, faz-se a análise dos quatro segmentos da pesquisa, bem como sugere-se uma proposta de trabalho que atenda as lacunas detectadas nos depoimentos, adaptada à realidade do ensino de ciências do ensino fundamental e cujas técnicas seriam desenvolvidas paralelamente pela disciplina de Didática de Ciências.
Palavras Chave
Ensino de Física; Didática de Ciências; Física; Ensino Médio
Ensino de Física; Didática de Ciências; Física; Ensino Médio
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas