Visões de professores sobre ciência: elementos para repensar os cursos de licenciatura em física.

Título
Visões de professores sobre ciência: elementos para repensar os cursos de licenciatura em física.
Autor
Ivanilda Higa
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho empírico, onde são investigadas as idéias acerca da natureza da ciência, sustentadas por estudantes iniciantes e formandos de um curso de licenciatura em física, e pós-graduandos em ensino de física. Buscou-se identificar e discutir elementos que favoreçam a elaboração de uma visão mais contemporânea de ciência, já na formação inicial dos docentes, levantando subsídios para os cursos de licenciatura em física. Idéias compatíveis com elementos empírico-indutivistas foram aqui consideradas ingênuas e simplistas, e idéias compatíveis com elementos do racionalismo e contextualismo foram consideradas como mais elaboradas, críticas e sofisticadas, sendo tomadas como desejáveis. A pesquisa empírica foi realizada em duas fases. Na primeira delas levantou-se as idéias que três diferentes grupos de estudantes sustentavam acerca da natureza da física, através de questionários dissertativos. Os três grupos pesquisados foram estudantes formandos e iniciantes de um mesmo curso de licenciatura, e estudantes de pós-graduação em ensino de física. A análise levou à caracterização das idéias dos pesquisados acerca de cinco grandes eixos: método científico e relação teoria-experimento, neutralidade, mudanças nas teorias, o que é Ciência e relação modelo-realidade. Constatou-se que a visão dos alunos que estavam terminando o curso pouco havia mudado em relação àqueles que estavam iniciando a formação inicial, apresentando um discurso ainda carregado de elementos das visões empírico-indutivistas. Poucos foram aqueles que mostravam ter superado idéias mais ingênuas. Já o terceiro grupo, com uma outra experiência de formação docente, apresentou elementos mais compatíveis com visões racionalistas e contextualistas. Assim, na segunda fase da pesquisa, foi realizado um novo levantamento empírico através de um segundo questionário dissertativo, junto aos sujeitos que apresentaram na primeira fase um discurso mais bem elaborado acerca da natureza da ciência. Buscou-se identificar então quais elementos (curriculares ou não) em sua formação foram importantes para a construção dessas visões melhores elaboradas. Diversos elementos foram destacados pelos sujeitos, e entre eles, no âmbito acadêmico curricular, foram destacadas determinadas disciplinas, que pela forma com que foram planejadas, teriam levado a uma desestruturação de suas concepções iniciais ingênuas sobre a ciência Física. No âmbito acadêmico extracurricular, a participação em projetos na graduação representou um importante espaço para as reflexões sobre a natureza da ciência. Entre as diferentes disciplinas, projetos, atividades, livros e outros elementos que parecem ter implicado na construção de uma visão de ciência menos mitificada e mais humana, foi possível perceber a importância dessa nova visão na prática pedagógica dos pesquisados, acarretando em mudanças de suas posturas frente ao ato pedagógico, num olhar de respeito ao conhecimento dos seus alunos.
Palavras Chave
ensino de física, formação de professores de física

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores