A viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem sobre serpentes.

Título
A viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem sobre serpentes.
Autor
Rosalia Hillesheim
Orientação
Regina Maria Rabello Borges
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Ano
2006
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo acompanhar e avaliar a construção do conhecimento em uma proposta pedagógica com uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre serpentes, desenvolvida a partir das ideias prévias dos alunos da 6ª serie do ensino fundamental, em aulas de Ciências. A fundamentação teórica foi baseada em autores que propõem um diferencial nos processos de ensino e aprendizagem. A investigação foi feita a partir da análise de depoimentos e de textos elaborados pelos alunos, segundo a metodologia denominada Análise de Conteúdo, que oportunizou subsídios para elaboração da UA, com base na análise e reflexão das diferentes opiniões por eles enfatizadas. A partir das ideias prévias dos alunos, foram organizados trabalhos que eles realizaram em pequenos grupos. Depois os temas trabalhados foram apresentados pelos alunos, obtendo-se perguntas e ideias em depoimentos que ajudaram a fazer uma avaliação desta proposta. Percebeu-se que os alunos foram capazes de realizar, em grupo, trabalhos de grande relevância, assumindo responsabilidades pela própria aprendizagem. Conseguiram trabalhar com autonomia, consultando bibliografia específica sobre serpentes e produzindo textos sobre o tema que coube a cada grupo. Entretanto, esses resultados são parciais e relacionam-se a um estudo de caso, ou seja, os resultados obtidos em uma turma, num determinado contexto, envolvendo alunos de 6ª série de uma escola estadual. Esses resultados auxiliam a compreensão do processo, não tendo a intenção de generalização, mas auxiliando a reflexão e subsidiando a aplicação e avaliação em outras turmas. Este é somente um caminho, um meio para aperfeiçoarmos esta nova metodologia que foi tão bem aceita pelos alunos e pela professora/pesquisadora. Esta não é a versão final de uma prática, mas o início dela.
Palavras Chave
Zoologia; Serpentes; Ensino-Aprendizagem; Educar pela Pesquisa.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Conteúdo-Método