A identidade do Professor Pesquisador: produção científica, colaboração na ciência e seus meios de divulgação.

Título
A identidade do Professor Pesquisador: produção científica, colaboração na ciência e seus meios de divulgação.
Autor
Idorlene da Silva Hoepers
Orientação
Solange Puntel Mostafa
Instituição
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2003
Cidade / UF
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho tem como meta traçar o perfil do Professor Pesquisador, líder de grupo de pesquisa, no âmbito de uma Universidade, num cruzamento entre a área de Educação e a da Comunicação Científica. O trabalho foi inspirado a partir do livro de Marli André acerca do papel da pesquisa na formação de professores que, por força de nossas intenções, veio a ser o professor universitário. Como o traço distintivo do Professor Pesquisador da Universidade é a sua produção científica, o trabalho se pautou por uma tradição documentalista da comunicação científica nos últimos cinco anos, em termos de canais de divulgação e autoria por grandes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes. As diferenças entre os grupos de pesquisa e as especificidades de cada área remetem a diferenças na estrutura social da ciência. Tais diferenças podem contribuir ou dificultar as relações de colaboração. Os resultados apontam para a área da Saúde como a área que apresentou maior incidência de artigos completos publicados em periódicos; Ciências Exatas e da Terra apresentaram maior incidência de trabalhos completos publicados em anais de eventos, sendo essa comunidade a segunda maior em termos de grupos de pesquisa na Universidade estudada. Estas mesmas Ciências Exatas apresentam maior número de Iniciações Científicas concluídas e em andamento, bem como maior número de graduandos envolvidos em projetos. O grupo das Ciências Sociais Aplicadas é o grupo que apresenta grupos de pesquisa com maior número de pesquisadores envolvidos. As Ciências Humanas é a área que apresenta o maior número de artigos completos publicados em periódicos nacionais, enquanto as Ciências da Saúde apresentam o maior número de artigos publicados em periódicos internacionais. Com relação à autoria, as Ciências Sociais Aplicadas apresentam o maior número de trabalhos publicados em autoria única, enquanto que as Ciências Humanas, contrariamente à revisão da literatura, apresentam o maior número de pesquisas com autoria dupla. Ciências da Saúde são as campeãs em autoria tripla, enquanto que Linguística, Letras e Artes ficam com o maior número de trabalhos em autoria múltipla. A relação entre ensino e pesquisa foi percebida pela co-autoria entre pesquisadores e estudantes e se mostrou positiva para todas as oito áreas de conhecimento relacionadas. Os dados coletados evidenciam que está nascendo um novo padrão de autoria nas Ciências Humanas ainda predominantemente nacional, mas não mais autoria única como está cristalizado na literatura de comunicação científica. O perfil do Professor Pesquisador da Universidade ficou então delineado pela frequência com que ele apresenta seus trabalhos à Comunidade Científica, pelos canais de divulgação científica de que se utiliza e pela forma de colaboração que oferece e da qual se serve, para produzir conhecimentos e iniciar jovens estudantes na pesquisa.
Palavras Chave
produção científica, autoria, identidade do professor.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor