Racionalidade médica e conhecimento escolar: a trajetória da Biologia educacional na formação de professores primários

Título
Racionalidade médica e conhecimento escolar: a trajetória da Biologia educacional na formação de professores primários
Autor
Dayse Martins Hora
Orientação
Antonio Flávio Barbosa Moreira
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Com base nas duas perguntas-chaves que orientam os estudos de história das disciplinas: por que um determinado conhecimento é priorizado em determinado currículo escolar, em dado período histórico e por que uma disciplina se modifica, pretendemos neste estudo contar a história da Biologia Educacional, na formação de professores primários. Objetivamos demonstrar que a disciplina incorporou os anseios do contexto político, na medida em que foi mais um elemento construtor de uma concepção de corpo, veiculou propostas higienistas e eugênicas, e formas de perceber a relação saúde/educação baseadas na razão médica. Para apresentar a proposição que construímos, recorremos ao suporte teórico de Goodson, utilizando suas hipóteses para história das disciplinas escolares e o instrumental metodológico do paradigma indiciário de Ginzburg. Fazendo uso dos indícios localizados no processo de medicalização das instituições sociais no Brasil, levantamos as relações entre história da medicina e ordem política no Brasil, o papel histórico da razão médica como estratégia de hegemonia, e os desdobramentos dessa racionalidade na construção do conhecimento escolar. Para tanto trouxemos à tona vestígios da matriz biomédica presente nos currículos de formação do professor primário, desde o final do século XIX. Além de conhecimento útil ao desenvolvimento de outras disciplinas, a Biologia Educacional colaborou na construção do olhar do professor sobre a criança, função primordial na execução do projeto escolanovista, principalmente no que se refere à atitude científica do professor, requisito fundamental ao trabalho na escola-laboratório.
Palavras Chave
Currículos e Programas, Formação de Professores, Biologia Educacional.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
História do Ensino de Ciências