Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de Física.
Título
Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de Física.
Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de Física.
Autor
Sandra Hunsche
Sandra Hunsche
Orientação
Décio Auler
Décio Auler
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Frente a atuais problemas educacionais, apontados pelas pesquisas, como o ensino propedêutico, a desvinculação entre o “mundo da vida” e o “mundo da escola”, a concepção de ciência e tecnologia neutras, entre outros, considera-se necessário “mexer” no currículo. Além disto, defende-se que os professores devem fazer parte do processo de reconfiguração curricular. Neste sentido, busca-se, nesta pesquisa, identificar e analisar criticamente desafios e potencialidades encontradas por estagiários de Física, no processo de uma reconfiguração curricular pautada pela abordagem de temas sociais marcados pela Ciência-Tecnologia. Mais especificamente, focalizar a elaboração e implementação de temáticas no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física. A estruturação destas temáticas é referenciada por uma aproximação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O problema de investigação é caracterizado pelas seguintes questões: 1) Em que dimensões o contexto escolar influencia a efetivação de reconfigurações curriculares baseadas em temáticas 2) Quais os condicionamentos que a formação, destes futuros professores, exerce no processo de elaboração/implementação de temáticas A pesquisa, inserida na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (PPGE/UFSM), é desenvolvida segundo a dinâmica da Pesquisa Participante. Como instrumentos, para a obtenção dos “dados”, foram utilizados o Diário do Professor, uma entrevista semiestruturada e a análise dos relatórios entregues pelos estagiários. Em termos de análise, fez-se uso da análise de conteúdo. Os resultados foram sistematizados sob quatro categorias temáticas: Formação Fragmentada; Do “Rigor” à Flexibilidade Curricular; Problemas Reais e Curiosidade Epistemológica; e Aluno Problema ou Currículo Problema
Frente a atuais problemas educacionais, apontados pelas pesquisas, como o ensino propedêutico, a desvinculação entre o “mundo da vida” e o “mundo da escola”, a concepção de ciência e tecnologia neutras, entre outros, considera-se necessário “mexer” no currículo. Além disto, defende-se que os professores devem fazer parte do processo de reconfiguração curricular. Neste sentido, busca-se, nesta pesquisa, identificar e analisar criticamente desafios e potencialidades encontradas por estagiários de Física, no processo de uma reconfiguração curricular pautada pela abordagem de temas sociais marcados pela Ciência-Tecnologia. Mais especificamente, focalizar a elaboração e implementação de temáticas no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física. A estruturação destas temáticas é referenciada por uma aproximação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O problema de investigação é caracterizado pelas seguintes questões: 1) Em que dimensões o contexto escolar influencia a efetivação de reconfigurações curriculares baseadas em temáticas 2) Quais os condicionamentos que a formação, destes futuros professores, exerce no processo de elaboração/implementação de temáticas A pesquisa, inserida na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (PPGE/UFSM), é desenvolvida segundo a dinâmica da Pesquisa Participante. Como instrumentos, para a obtenção dos “dados”, foram utilizados o Diário do Professor, uma entrevista semiestruturada e a análise dos relatórios entregues pelos estagiários. Em termos de análise, fez-se uso da análise de conteúdo. Os resultados foram sistematizados sob quatro categorias temáticas: Formação Fragmentada; Do “Rigor” à Flexibilidade Curricular; Problemas Reais e Curiosidade Epistemológica; e Aluno Problema ou Currículo Problema
Palavras Chave
currículo, abordagem temática, Freire, CTS, estágio supervisionado.
currículo, abordagem temática, Freire, CTS, estágio supervisionado.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas