Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de Física.

Título
Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de Física.
Autor
Sandra Hunsche
Orientação
Décio Auler
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2010
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Frente a atuais problemas educacionais, apontados pelas pesquisas, como o ensino propedêutico, a desvinculação entre o “mundo da vida” e o “mundo da escola”, a concepção de ciência e tecnologia neutras, entre outros, considera-se necessário “mexer” no currículo. Além disto, defende-se que os professores devem fazer parte do processo de reconfiguração curricular. Neste sentido, busca-se, nesta pesquisa, identificar e analisar criticamente desafios e potencialidades encontradas por estagiários de Física, no processo de uma reconfiguração curricular pautada pela abordagem de temas sociais marcados pela Ciência-Tecnologia. Mais especificamente, focalizar a elaboração e implementação de temáticas no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física. A estruturação destas temáticas é referenciada por uma aproximação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O problema de investigação é caracterizado pelas seguintes questões: 1) Em que dimensões o contexto escolar influencia a efetivação de reconfigurações curriculares baseadas em temáticas 2) Quais os condicionamentos que a formação, destes futuros professores, exerce no processo de elaboração/implementação de temáticas A pesquisa, inserida na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (PPGE/UFSM), é desenvolvida segundo a dinâmica da Pesquisa Participante. Como instrumentos, para a obtenção dos “dados”, foram utilizados o Diário do Professor, uma entrevista semiestruturada e a análise dos relatórios entregues pelos estagiários. Em termos de análise, fez-se uso da análise de conteúdo. Os resultados foram sistematizados sob quatro categorias temáticas: Formação Fragmentada; Do “Rigor” à Flexibilidade Curricular; Problemas Reais e Curiosidade Epistemológica; e Aluno Problema ou Currículo Problema
Palavras Chave
currículo, abordagem temática, Freire, CTS, estágio supervisionado.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas