Um Estudo Exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores.
Título
Um Estudo Exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores.
Um Estudo Exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores.
Autor
Gustavo Iachel
Gustavo Iachel
Orientação
Roberto Nardi
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Relata-se aqui um estudo exploratório sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia. Como é indicado por algumas pesquisas, os professores em exercício possuem sérias dificuldades ao ensinar esses temas, o que torna a formação continuada imprescindível. É apresentado todo o curso de formação continuada desenvolvido, ocorrido em onze encontros, nos quais os professores realizaram leituras de textos de divulgação científica, discutiram sobre a Astronomia, dividiram suas experiências enquanto docentes e participaram de atividades práticas, como a construção de uma luneta e a contemplação do céu em uma observação astronômica. Esta dissertação traz uma reflexão sobre a formação de professores e também aborda um levantamento bibliográfico de contribuições de outros pesquisadores sobre os variados conteúdos relacionados à Astronomia, presentes nos documentos oficiais que orientam os professores em seu ofício. Este levantamento beneficiou a seleção de textos para o seu uso durante o curso ministrado, característica diferencial desta pesquisa em relação a outras que tratam do ensino da Astronomia. Os dados de pesquisa, constituídos através de questionários e filmagem das dinâmicas de Grupo Focal, foram submetidos à análise de conteúdo, e considerados referenciais teóricos sobre a formação docente. Durante a realização das inferências, as contribuições que a atividade de formação continuada promoveu no desenvolvimento profissional dos docentes são discutidas.
Relata-se aqui um estudo exploratório sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia. Como é indicado por algumas pesquisas, os professores em exercício possuem sérias dificuldades ao ensinar esses temas, o que torna a formação continuada imprescindível. É apresentado todo o curso de formação continuada desenvolvido, ocorrido em onze encontros, nos quais os professores realizaram leituras de textos de divulgação científica, discutiram sobre a Astronomia, dividiram suas experiências enquanto docentes e participaram de atividades práticas, como a construção de uma luneta e a contemplação do céu em uma observação astronômica. Esta dissertação traz uma reflexão sobre a formação de professores e também aborda um levantamento bibliográfico de contribuições de outros pesquisadores sobre os variados conteúdos relacionados à Astronomia, presentes nos documentos oficiais que orientam os professores em seu ofício. Este levantamento beneficiou a seleção de textos para o seu uso durante o curso ministrado, característica diferencial desta pesquisa em relação a outras que tratam do ensino da Astronomia. Os dados de pesquisa, constituídos através de questionários e filmagem das dinâmicas de Grupo Focal, foram submetidos à análise de conteúdo, e considerados referenciais teóricos sobre a formação docente. Durante a realização das inferências, as contribuições que a atividade de formação continuada promoveu no desenvolvimento profissional dos docentes são discutidas.
Palavras Chave
Ensino de Astronomia, Formação de professores, Formação.
Ensino de Astronomia, Formação de professores, Formação.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores