Ponczek. Spinoza e a Física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade

Título
Ponczek. Spinoza e a Física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade
Autor
Roberto Leon Inácio
Orientação
Dante Augusto Galeffi
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Faz–se uma crítica ao ensino pontual e descontextualizado da Física que ocorre na maioria das Universidades ocidentais, propondo-se que o ensino desta ciência seja precedido, ou complementado, por uma cuidadosa contextualização filosófica e histórica. Pressupõe-se inicialmente afinidades entre a filosofia de Spinoza e a Física de Einstein, apresentando-se a seguir uma introdução à metafísica de Spinoza, notadamente as proposições referentes à unicidade e infinitude da substancia, à isonomia entre corpo e alma, e à causação ontológica da Natureza, desvelando-se os pontos de convergência com a Física. Estuda-se então a evolução dos princípios de conservação da natureza, bem como das várias concepções de causalidade, ao longo da história do pensamento ocidental. Como caso marcante, ausculta-se a seguir a ressonância da metafísica spinozista na postura vigorosamente determinista, monista e realista de Einstein. Identifica-se em ambas uma substancialidade descentralizada, e não antropomórfica da Natureza. A partir das afinidades e encontros de idéias desses dois pensadores, tidas agora como evidentes, propõe-se lançar um novo olhar para a Física, em particular para a Teoria da Relatividade, no qual os sistemas metafísicos e os programas de investigação científica ainda que separados por contextos, séculos e continentes, formam um denso e inextricável tecido de idéias articuladas e coerentes. A Teoria da Relatividade, será percebida filosófica e pedagogicamente, como elo de coerência que permite vislumbrar o que há de essencial nos pensamentos de Spinoza e Einstein, com vistas a uma reeducação científica através da Física e da Filosofia.A partir daí, inspirado em Spinoza, propõe-se uma pedagogia filosofante que desnude tais articulações, visando um novo entendimento, aprendizado e fazer científicos, e na qual mestre e aprendiz estabeleçam não só uma intersubjetividade, mas que percebam que estão imersos num campo substancial e unitário de ressonâncias com o cosmos e suas leis.
Palavras Chave
Spinoza , Einstein, afinidades, Teoria da Relatividade

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