Ponczek. Spinoza e a Física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade
Título
Ponczek. Spinoza e a Física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade
Ponczek. Spinoza e a Física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade
Autor
Roberto Leon Inácio
Roberto Leon Inácio
Orientação
Dante Augusto Galeffi
Dante Augusto Galeffi
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Faz–se uma crÃtica ao ensino pontual e descontextualizado da FÃsica que ocorre na maioria das Universidades ocidentais, propondo-se que o ensino desta ciência seja precedido, ou complementado, por uma cuidadosa contextualização filosófica e histórica. Pressupõe-se inicialmente afinidades entre a filosofia de Spinoza e a FÃsica de Einstein, apresentando-se a seguir uma introdução à metafÃsica de Spinoza, notadamente as proposições referentes à unicidade e infinitude da substancia, à isonomia entre corpo e alma, e à causação ontológica da Natureza, desvelando-se os pontos de convergência com a FÃsica. Estuda-se então a evolução dos princÃpios de conservação da natureza, bem como das várias concepções de causalidade, ao longo da história do pensamento ocidental. Como caso marcante, ausculta-se a seguir a ressonância da metafÃsica spinozista na postura vigorosamente determinista, monista e realista de Einstein. Identifica-se em ambas uma substancialidade descentralizada, e não antropomórfica da Natureza. A partir das afinidades e encontros de idéias desses dois pensadores, tidas agora como evidentes, propõe-se lançar um novo olhar para a FÃsica, em particular para a Teoria da Relatividade, no qual os sistemas metafÃsicos e os programas de investigação cientÃfica ainda que separados por contextos, séculos e continentes, formam um denso e inextricável tecido de idéias articuladas e coerentes. A Teoria da Relatividade, será percebida filosófica e pedagogicamente, como elo de coerência que permite vislumbrar o que há de essencial nos pensamentos de Spinoza e Einstein, com vistas a uma reeducação cientÃfica através da FÃsica e da Filosofia.A partir daÃ, inspirado em Spinoza, propõe-se uma pedagogia filosofante que desnude tais articulações, visando um novo entendimento, aprendizado e fazer cientÃficos, e na qual mestre e aprendiz estabeleçam não só uma intersubjetividade, mas que percebam que estão imersos num campo substancial e unitário de ressonâncias com o cosmos e suas leis.
Faz–se uma crÃtica ao ensino pontual e descontextualizado da FÃsica que ocorre na maioria das Universidades ocidentais, propondo-se que o ensino desta ciência seja precedido, ou complementado, por uma cuidadosa contextualização filosófica e histórica. Pressupõe-se inicialmente afinidades entre a filosofia de Spinoza e a FÃsica de Einstein, apresentando-se a seguir uma introdução à metafÃsica de Spinoza, notadamente as proposições referentes à unicidade e infinitude da substancia, à isonomia entre corpo e alma, e à causação ontológica da Natureza, desvelando-se os pontos de convergência com a FÃsica. Estuda-se então a evolução dos princÃpios de conservação da natureza, bem como das várias concepções de causalidade, ao longo da história do pensamento ocidental. Como caso marcante, ausculta-se a seguir a ressonância da metafÃsica spinozista na postura vigorosamente determinista, monista e realista de Einstein. Identifica-se em ambas uma substancialidade descentralizada, e não antropomórfica da Natureza. A partir das afinidades e encontros de idéias desses dois pensadores, tidas agora como evidentes, propõe-se lançar um novo olhar para a FÃsica, em particular para a Teoria da Relatividade, no qual os sistemas metafÃsicos e os programas de investigação cientÃfica ainda que separados por contextos, séculos e continentes, formam um denso e inextricável tecido de idéias articuladas e coerentes. A Teoria da Relatividade, será percebida filosófica e pedagogicamente, como elo de coerência que permite vislumbrar o que há de essencial nos pensamentos de Spinoza e Einstein, com vistas a uma reeducação cientÃfica através da FÃsica e da Filosofia.A partir daÃ, inspirado em Spinoza, propõe-se uma pedagogia filosofante que desnude tais articulações, visando um novo entendimento, aprendizado e fazer cientÃficos, e na qual mestre e aprendiz estabeleçam não só uma intersubjetividade, mas que percebam que estão imersos num campo substancial e unitário de ressonâncias com o cosmos e suas leis.
Palavras Chave
Spinoza , Einstein, afinidades, Teoria da Relatividade
Spinoza , Einstein, afinidades, Teoria da Relatividade
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