Parâmetros curriculares nacionais e Educação Ambiental na escola: qual é o espaço de intervenção dos professores
Título
Parâmetros curriculares nacionais e Educação Ambiental na escola: qual é o espaço de intervenção dos professores
Parâmetros curriculares nacionais e Educação Ambiental na escola: qual é o espaço de intervenção dos professores
Autor
Mara Cristina Custódio Invernizzi
Mara Cristina Custódio Invernizzi
Orientação
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A pesquisa tem por objetivo analisar em que termos os professores poderão estar criando ou reproduzindo as ações previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais/ Meio Ambiente “para o terceiro e quarto ciclos (5ª a 8ª séries), em relação à Educação Ambiental, levando-se em conta que as orientações teórico-metodológicas sobre a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental são advindas, sobretudo, de documentos oficiais. As frases dos PCNs/Meio Ambiente relacionadas com os processos educativos em Educação Ambiental e a forma de transmissão do Ministério de Educação e do Desporto foram objetos de análise do conteúdo, tendo-se recorrido a uma metodologia que se insere no paradigma qualitativo/interpretativo. Nesta análise foram incluídos não são os conteúdos programáticos, mas as finalidades do currículo e a orientação metodológica. Os processos educativos utilizados para a Educação Ambiental foram categorizados em: a) educação no ambiente; b) educação sobre o ambiente; c) educação para o ambiente. Foi atribuída a cada uma das frases um valor de enquadramento baseado numa escala relativa de três graus assumindo os seguintes significados: a) controle explícito ; b) controle relativamente explícito e c) controle implícito. Os resultados indicam um certo descompasso entre os propósitos do tema Meio Ambiente e as respectivas atividades propostas e/ou sugeridas no âmbito do desenvolvimento de atitudes, comportamentos e valores, ou seja, não há indicativos claros de atividades com características próprias, específicas, que a educação de atitudes e de comportamentos exige. Com relação ao espaço de intervenção do professor, a análise indica um forte controle do governo relativamente às finalidades, conteúdos e metodologias. Esse controle tende a ganhar maior significado levando-se em consideração os exames estaduais e nacionais de avaliação dos ensinos fundamental e médio que consideram os Parâmetros Curriculares Nacionais os norteadores desse sistema. Da análise dos resultados, podemos dizer que emerge a formação dos professores. É essencial que na sua formação inicial e continuada os professores discutam o significado das mensagens veiculadas pelos documentos oficiais para tomarem consciência dos limites e das possibilidades do seu espaço de intervenção pedagógica.
A pesquisa tem por objetivo analisar em que termos os professores poderão estar criando ou reproduzindo as ações previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais/ Meio Ambiente “para o terceiro e quarto ciclos (5ª a 8ª séries), em relação à Educação Ambiental, levando-se em conta que as orientações teórico-metodológicas sobre a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental são advindas, sobretudo, de documentos oficiais. As frases dos PCNs/Meio Ambiente relacionadas com os processos educativos em Educação Ambiental e a forma de transmissão do Ministério de Educação e do Desporto foram objetos de análise do conteúdo, tendo-se recorrido a uma metodologia que se insere no paradigma qualitativo/interpretativo. Nesta análise foram incluídos não são os conteúdos programáticos, mas as finalidades do currículo e a orientação metodológica. Os processos educativos utilizados para a Educação Ambiental foram categorizados em: a) educação no ambiente; b) educação sobre o ambiente; c) educação para o ambiente. Foi atribuída a cada uma das frases um valor de enquadramento baseado numa escala relativa de três graus assumindo os seguintes significados: a) controle explícito ; b) controle relativamente explícito e c) controle implícito. Os resultados indicam um certo descompasso entre os propósitos do tema Meio Ambiente e as respectivas atividades propostas e/ou sugeridas no âmbito do desenvolvimento de atitudes, comportamentos e valores, ou seja, não há indicativos claros de atividades com características próprias, específicas, que a educação de atitudes e de comportamentos exige. Com relação ao espaço de intervenção do professor, a análise indica um forte controle do governo relativamente às finalidades, conteúdos e metodologias. Esse controle tende a ganhar maior significado levando-se em consideração os exames estaduais e nacionais de avaliação dos ensinos fundamental e médio que consideram os Parâmetros Curriculares Nacionais os norteadores desse sistema. Da análise dos resultados, podemos dizer que emerge a formação dos professores. É essencial que na sua formação inicial e continuada os professores discutam o significado das mensagens veiculadas pelos documentos oficiais para tomarem consciência dos limites e das possibilidades do seu espaço de intervenção pedagógica.
Palavras Chave
PCNs/Meio Ambiente; prática pedagógica.
PCNs/Meio Ambiente; prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas