A Dimensão Educativa Ambiental no Projeto de Licenciaturas Parceladas: uma análise contextualizada do aprender pela pesquisa
Título
A Dimensão Educativa Ambiental no Projeto de Licenciaturas Parceladas: uma análise contextualizada do aprender pela pesquisa
A Dimensão Educativa Ambiental no Projeto de Licenciaturas Parceladas: uma análise contextualizada do aprender pela pesquisa
Autor
Herena Naoco Chisaki Isobe
Herena Naoco Chisaki Isobe
Orientação
Germano Guarim Neto
Germano Guarim Neto
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo tem como temática a formação de professores investigada sob a ótica da formação de sujeitos capazes de promover a educação na interação com o meio ambiente. Propôs-se nesse trabalho verificar as possibilidades dos estudos regionais se constituírem na via da produção de conhecimento e cultura, através da atividade de pesquisa, realizado através de um estudo de caso do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas da UNEMAT, curso de formação de professores em nível superior, desenvolvido no Núcleo Pedagógico de Araputanga-MT. O presente estudo, apesar de ser considerada como estudo de caso, tem uma forte tendência a um estudo do tipo etnográfico. Inicialmente, caracterizou-se o Projeto Parceladas, com foco no período da Formação Fundamental, como o espaço das possibilidades de interação entre pesquisa e educação. Ao refazer a trajetória histórica da Formação Fundamental, centrou-se na idéia de que a educação Ambiental vista sob uma perspectiva histórica é uma possibilidade de Educação Ambiental mais ética e atenta às pluralidades sociais e naturais, assim a base teórica e histórica da dessa formação são bases para a Educação vista sob essa perspectiva. O trabalho de investigação se pautou em análise de documentos, a memória coletiva dos participantes do Projeto Parceladas e, principalmente, a observação participante. Os resultados são vistos sob duas perspectivas: as dimensões instrutiva e educativa das ações pedagógicas no período da Formação Fundamental dos cursos de licenciaturas. A Formação Fundamental, vista através das lentes das disciplinas, permitiu concluir que as diversas áreas de conhecimento forneceram as condições, através de exercícios de pesquisa, e os fundamentos, através das teorias, para a percepção das multirealidades. Os limites da ação pedagógica em sala de aula das disciplinas são os limites da própria história da ciência onde vieram à tona as divergências históricas da metodologia das áreas das ciências sociais e naturais. Aos alunos coube a superação dessas divergências à medida que passam a exercitar a capacidade inerente dos homens de duvidar; ao problematizar os temas de sua investigação eles criam as condições para a gênese de novos conhecimentos sobre a realidade. Os estudos regionais/locais permitem aos alunos, uma tomada de consciência histórica acerca da realidade social e cultural do lugar e a Educação Ambiental passa a ser a história consciente que se constrói sobre a vida, as interações entre os homens e o meio ambiente.
Este estudo tem como temática a formação de professores investigada sob a ótica da formação de sujeitos capazes de promover a educação na interação com o meio ambiente. Propôs-se nesse trabalho verificar as possibilidades dos estudos regionais se constituírem na via da produção de conhecimento e cultura, através da atividade de pesquisa, realizado através de um estudo de caso do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas da UNEMAT, curso de formação de professores em nível superior, desenvolvido no Núcleo Pedagógico de Araputanga-MT. O presente estudo, apesar de ser considerada como estudo de caso, tem uma forte tendência a um estudo do tipo etnográfico. Inicialmente, caracterizou-se o Projeto Parceladas, com foco no período da Formação Fundamental, como o espaço das possibilidades de interação entre pesquisa e educação. Ao refazer a trajetória histórica da Formação Fundamental, centrou-se na idéia de que a educação Ambiental vista sob uma perspectiva histórica é uma possibilidade de Educação Ambiental mais ética e atenta às pluralidades sociais e naturais, assim a base teórica e histórica da dessa formação são bases para a Educação vista sob essa perspectiva. O trabalho de investigação se pautou em análise de documentos, a memória coletiva dos participantes do Projeto Parceladas e, principalmente, a observação participante. Os resultados são vistos sob duas perspectivas: as dimensões instrutiva e educativa das ações pedagógicas no período da Formação Fundamental dos cursos de licenciaturas. A Formação Fundamental, vista através das lentes das disciplinas, permitiu concluir que as diversas áreas de conhecimento forneceram as condições, através de exercícios de pesquisa, e os fundamentos, através das teorias, para a percepção das multirealidades. Os limites da ação pedagógica em sala de aula das disciplinas são os limites da própria história da ciência onde vieram à tona as divergências históricas da metodologia das áreas das ciências sociais e naturais. Aos alunos coube a superação dessas divergências à medida que passam a exercitar a capacidade inerente dos homens de duvidar; ao problematizar os temas de sua investigação eles criam as condições para a gênese de novos conhecimentos sobre a realidade. Os estudos regionais/locais permitem aos alunos, uma tomada de consciência histórica acerca da realidade social e cultural do lugar e a Educação Ambiental passa a ser a história consciente que se constrói sobre a vida, as interações entre os homens e o meio ambiente.
Palavras Chave
Educação - Meio Ambiente - Perspectiva Histórico Cultural
Educação - Meio Ambiente - Perspectiva Histórico Cultural
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores