História, evolução e educação: o ateísmo científico de Charles Darwin e Thomas Henry Huxley.

Título
História, evolução e educação: o ateísmo científico de Charles Darwin e Thomas Henry Huxley.
Autor
Simone Sartori Jabur
Orientação
Guaraciaba Ap. Tullio
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Ano
2001
Cidade / UF
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O desenvolvimento da ciência da evolução orgânica no pensamento de dois autores ingleses do século XIX: o naturalista Charles Darwin (1809-1882) que elaborou a teoria sobre a ciência da evolução orgânica e Thomas H. Huxley (1825-1895), também naturalista e respeitado educador. Buscar compreender o pensamento destes autores é voltar a atenção para a formação de uma consciência em curso na sociedade industrial que, com a ajuda dos mesmos, dava forma histórica à vida dos homens e à própria educação. A teoria de Darwin tem seus fundamentos na teoria política econômica do século XVIII e XIX expressada na obra de Adam Smith (1723-1790) e Thomas Malthus (1766-1834) pela idéia de competição (lei do mais forte) como luta natural entre os homens. A idéia sobre livre competição na economia de mercado se estendeu à Biologia, no século XIX, apresentando um conceito de natureza coerente com a consciência dominante. Huxley foi um grande defensor da teoria de Darwin e lutou para fazer dela o conhecimento científico que deveria impulsionar a instrução na escola como verdade elaborada pela observação dos fatos e pela experimentação. Huxley se comprometeu com o ensino da história natural em escolas noturnas destinadas a operários e ministrou conferências abertas para a população em geral.
Palavras Chave
história, evolução e educação, Charles Darwin

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
História do Ensino de Ciências