A Ecologia como representação social: um estudo com educadores de Biologia de Florianópolis.

Título
A Ecologia como representação social: um estudo com educadores de Biologia de Florianópolis.
Autor
Andresa Liriane Jacobs
Orientação
Edmundo Carlos de Moraes
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho com educadores de Biologia procurou identificar as suas representações de "Ecologia" com base na interpretação das relações estabelecidas com esse tema no decorrer da investigação. Nas últimas décadas o termo "Ecologia" encontra-se amplamente difundido pelos mais variados contextos, transcendendo sua dimensão originalmente científica. Diante dessa polissemia do termo "Ecologia", uma investigação com educadores de Biologia do Ensino Médio de escolas estaduais de Florianópolis procurou observar como os mesmos estão organizando essa pluralidade de significados, e quais as possíveis implicações das suas representações de "Ecologia" na prática pedagógica. Duas tendências de se representar a "Ecologia" foram reconhecidas: Ecologia como Conhecimento e Ecologia como Atitude-Ação. A pesquisa demonstrou que poucos educadores expressaram uma clareza conceitual com relação a essas duas tendências, e tal clareza, ou organização conceitual foi relacionada com educadores que partiam de uma compreensão sobre o desenvolvimento histórico da "Ecologia". Todos os educadores reconheceram a "Ecologia" em princípio como conhecimento, mas não somente como conhecimento científico, e sim como uma gama de saberes que envolvem uma relação não-predadora sobre o meio ambiente, no sentido de uma ciência comprometida com a problemática ambiental. A origem dessas representações de "Ecologia", incluindo a predominante confusão conceitual, articulada à escassez de uma abordagem histórica das ciências, é articulada com uma visão de mundo excessivamente fragmentada e dominante nas sociedades, que se contrapõe a uma visão de mundo integrada e escassa, onde são reconhecidas e valorizadas as relações espaço-temporal dos componentes do mundo. Portanto, esse trabalho propõe em princípio uma auto-reflexão sobre as visões de mundo de cada sujeito, na relação entre educadores e educandos, e sobre as conseqüências dessas visões de mundo nas tomadas de decisão e na abordagem dos conhecimentos, não somente na Biologia, rumo à construção de uma abordagem relacional e ao fortalecimento de uma concepção integrada.
Palavras Chave
EC/Ecologia e Biologia; visões de mundo; polissemia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor