A busca de significados compartilhados para a construção de um currículo.

Título
A busca de significados compartilhados para a construção de um currículo.
Autor
Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus
Orientação
Maria Cristina Dal Pian Nobre
Instituição
UFS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1997
Cidade / UF
Aracaju/SE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho analisa o significado dos aspectos e conteúdos que emergem da tentativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em estabelecer uma nova agenda para a Educação de Adultos. Por se caracterizar como um movimento emancipatório e transformador, o MST insiste sobre a necessidade de se considerar a educação como um processo que contribua para a tomada de consciência das relações entre teoria e prática e, conseqüentemente, que propicie condições para um novo tipo de cidadania. Desafio similar enfrentamos nessa dissertação. Partindo de considerações sobre a nossa prática docente (inclusive no âmbito do MST), tentamos buscar, na literatura, suporte teórico para analisarmos os fundamentos e possibilidades subjacentes à proposta do MST para a Educação de Adultos, particularmente no que diz respeito ao ensino de Ciências. Identificamos no referencial do MST o caráter metafórico do princípio "Educação como Liberdade" que, como tal, fornece às pessoas envolvidas um novo tipo de idealização em termos da qual contextualizar o seu pensamento. Nessa perspectiva, surgem duas questões: "De que maneira motivações e intencionalidades podem se fazer presentes no nível de escolhas e decisões quando do desenvolvimento curricular" "Que tipo de sentido moral encontra-se subjacente a escolhas e crenças" Procuramos elucidar essas questões tomando por referência alguns estudos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e ciências da cognição. Sustentamos a relevância de se ter o entendimento sobre as relações entre cognição e representação, na perspectiva de alguns estudos da linguagem que enfatizam tanto a vivência experiencial das pessoas como o papel de experiências imaginativas (como metáforas) no pensamento. Argumentamos também sobre a relevância de explicitarmos o sentido moral do que é entendido como "público e compartilhado" na organização do currículo.
Palavras Chave
Currículo; Educação de Adultos; Cognição e Representação

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas