A busca de significados compartilhados para a construção de um currículo.
Título
A busca de significados compartilhados para a construção de um currículo.
A busca de significados compartilhados para a construção de um currículo.
Autor
Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus
Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus
Orientação
Maria Cristina Dal Pian Nobre
Maria Cristina Dal Pian Nobre
Instituição
UFS
UFS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Aracaju/SE
Aracaju/SE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho analisa o significado dos aspectos e conteúdos que emergem da tentativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em estabelecer uma nova agenda para a Educação de Adultos. Por se caracterizar como um movimento emancipatório e transformador, o MST insiste sobre a necessidade de se considerar a educação como um processo que contribua para a tomada de consciência das relações entre teoria e prática e, conseqüentemente, que propicie condições para um novo tipo de cidadania. Desafio similar enfrentamos nessa dissertação. Partindo de considerações sobre a nossa prática docente (inclusive no âmbito do MST), tentamos buscar, na literatura, suporte teórico para analisarmos os fundamentos e possibilidades subjacentes à proposta do MST para a Educação de Adultos, particularmente no que diz respeito ao ensino de Ciências. Identificamos no referencial do MST o caráter metafórico do princípio "Educação como Liberdade" que, como tal, fornece às pessoas envolvidas um novo tipo de idealização em termos da qual contextualizar o seu pensamento. Nessa perspectiva, surgem duas questões: "De que maneira motivações e intencionalidades podem se fazer presentes no nível de escolhas e decisões quando do desenvolvimento curricular" "Que tipo de sentido moral encontra-se subjacente a escolhas e crenças" Procuramos elucidar essas questões tomando por referência alguns estudos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e ciências da cognição. Sustentamos a relevância de se ter o entendimento sobre as relações entre cognição e representação, na perspectiva de alguns estudos da linguagem que enfatizam tanto a vivência experiencial das pessoas como o papel de experiências imaginativas (como metáforas) no pensamento. Argumentamos também sobre a relevância de explicitarmos o sentido moral do que é entendido como "público e compartilhado" na organização do currículo.
Este trabalho analisa o significado dos aspectos e conteúdos que emergem da tentativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em estabelecer uma nova agenda para a Educação de Adultos. Por se caracterizar como um movimento emancipatório e transformador, o MST insiste sobre a necessidade de se considerar a educação como um processo que contribua para a tomada de consciência das relações entre teoria e prática e, conseqüentemente, que propicie condições para um novo tipo de cidadania. Desafio similar enfrentamos nessa dissertação. Partindo de considerações sobre a nossa prática docente (inclusive no âmbito do MST), tentamos buscar, na literatura, suporte teórico para analisarmos os fundamentos e possibilidades subjacentes à proposta do MST para a Educação de Adultos, particularmente no que diz respeito ao ensino de Ciências. Identificamos no referencial do MST o caráter metafórico do princípio "Educação como Liberdade" que, como tal, fornece às pessoas envolvidas um novo tipo de idealização em termos da qual contextualizar o seu pensamento. Nessa perspectiva, surgem duas questões: "De que maneira motivações e intencionalidades podem se fazer presentes no nível de escolhas e decisões quando do desenvolvimento curricular" "Que tipo de sentido moral encontra-se subjacente a escolhas e crenças" Procuramos elucidar essas questões tomando por referência alguns estudos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e ciências da cognição. Sustentamos a relevância de se ter o entendimento sobre as relações entre cognição e representação, na perspectiva de alguns estudos da linguagem que enfatizam tanto a vivência experiencial das pessoas como o papel de experiências imaginativas (como metáforas) no pensamento. Argumentamos também sobre a relevância de explicitarmos o sentido moral do que é entendido como "público e compartilhado" na organização do currículo.
Palavras Chave
Currículo; Educação de Adultos; Cognição e Representação
Currículo; Educação de Adultos; Cognição e Representação
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Currículos e Programas
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