A estranha química dos filmes e comerciais de televisão
Título
A estranha química dos filmes e comerciais de televisão
A estranha química dos filmes e comerciais de televisão
Autor
Marcelo Pereira Jordão
Marcelo Pereira Jordão
Orientação
Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este é um estudo exploratório que compara as idéias apresentadas pelos alunos, sobre os conceitos químicos de combustão e de acidez, com a forma que alguns filmes e comerciais de televisão lidam com esses conceitos. Nosso objetivo foi identificar possíveis fontes socioculturais que podem influenciar a formação das idéias dos estudantes, tomando-as como artefatos culturais. Decidimos, então, analisar alguns filmes e os comerciais de televisão que veiculam mensagens parecidas com as idéias de estudantes descritas em artigos da literatura internacional especializada em ensino de ciências. As idéias dos alunos sobre diversos conceitos químicos muitas vezes diferem dos modelos explicativos da ciência sobre os fenômenos químicos. Podemos aqui destacar os modelos explicativos para a combustão e para as características físico-químicas de um ácido. Analisando-se uma seleção de comerciais e filmes de televisão, notou-se que alguns deles lidavam com o fenômeno da combustão e também caracterizavam um ácido de modo semelhante às idéias dos alunos, embora obviamente nenhum dos filmes ou comerciais selecionados tivesse intenções didáticas na apresentação conceitual da química. Os resultados trazem importantes dados para a discussão das influências socioculturais nas idéias dos estudantes. Algumas idéias dos estudantes (tratadas na literatura especializadas como misconceptions, alternative frameworks, etc) são entendidas em muitos estudos como construções individuais originais, mas podem ser o resultado de contato com artefatos culturais veiculados pela TV do mundo inteiro.
Este é um estudo exploratório que compara as idéias apresentadas pelos alunos, sobre os conceitos químicos de combustão e de acidez, com a forma que alguns filmes e comerciais de televisão lidam com esses conceitos. Nosso objetivo foi identificar possíveis fontes socioculturais que podem influenciar a formação das idéias dos estudantes, tomando-as como artefatos culturais. Decidimos, então, analisar alguns filmes e os comerciais de televisão que veiculam mensagens parecidas com as idéias de estudantes descritas em artigos da literatura internacional especializada em ensino de ciências. As idéias dos alunos sobre diversos conceitos químicos muitas vezes diferem dos modelos explicativos da ciência sobre os fenômenos químicos. Podemos aqui destacar os modelos explicativos para a combustão e para as características físico-químicas de um ácido. Analisando-se uma seleção de comerciais e filmes de televisão, notou-se que alguns deles lidavam com o fenômeno da combustão e também caracterizavam um ácido de modo semelhante às idéias dos alunos, embora obviamente nenhum dos filmes ou comerciais selecionados tivesse intenções didáticas na apresentação conceitual da química. Os resultados trazem importantes dados para a discussão das influências socioculturais nas idéias dos estudantes. Algumas idéias dos estudantes (tratadas na literatura especializadas como misconceptions, alternative frameworks, etc) são entendidas em muitos estudos como construções individuais originais, mas podem ser o resultado de contato com artefatos culturais veiculados pela TV do mundo inteiro.
Palavras Chave
cinema, filmes, comerciais, televisao, quimica, ensino
cinema, filmes, comerciais, televisao, quimica, ensino
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno