A disciplina de Biologia no Ensino Médio face os Parâmetros Curriculares Nacionais: um estudo comparativo dos conteúdos curriculares.
Título
A disciplina de Biologia no Ensino Médio face os Parâmetros Curriculares Nacionais: um estudo comparativo dos conteúdos curriculares.
A disciplina de Biologia no Ensino Médio face os Parâmetros Curriculares Nacionais: um estudo comparativo dos conteúdos curriculares.
Autor
Sandra Maria Jungles
Sandra Maria Jungles
Orientação
Maria A Cavazotti
Maria A Cavazotti
Instituição
UTP
UTP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes
Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A pesquisa analisa os conteúdos curriculares da disciplina de Biologia propostos pelos PCNs: Ensino Médio em comparação com as propostas vigentes na escola pública paranaense até o momento da promulgação deste novo documento legal. São objetivos da pesquisa analisar: a) a importância conferida pelos PCNs ao ensino da disciplina; b) se as competências e habilidades propostas incorporam os conhecimentos mais avançados da Biologia; c) a possibilidade de superação da fragmentação dos conteúdos, conforme a crítica atual. A metodologia utilizada foi a análise documental, estabelecendo-se um estudo comparativo entre documentos oficiais propostos nas esferas do MEC e da SEED/PR, bem como documentação pertinente à escola pública estadual de Ensino Médio e a seus professores. A reflexão desenvolvida aponta para os sérios limites impostos pelo novo documento legal ao ensino verdadeiramente científico da disciplina de Biologia, nesse grau de ensino, a despeito de sua intenção de superação dos entraves pedagógicos imputados ao ensino dito "tradicional".
A pesquisa analisa os conteúdos curriculares da disciplina de Biologia propostos pelos PCNs: Ensino Médio em comparação com as propostas vigentes na escola pública paranaense até o momento da promulgação deste novo documento legal. São objetivos da pesquisa analisar: a) a importância conferida pelos PCNs ao ensino da disciplina; b) se as competências e habilidades propostas incorporam os conhecimentos mais avançados da Biologia; c) a possibilidade de superação da fragmentação dos conteúdos, conforme a crítica atual. A metodologia utilizada foi a análise documental, estabelecendo-se um estudo comparativo entre documentos oficiais propostos nas esferas do MEC e da SEED/PR, bem como documentação pertinente à escola pública estadual de Ensino Médio e a seus professores. A reflexão desenvolvida aponta para os sérios limites impostos pelo novo documento legal ao ensino verdadeiramente científico da disciplina de Biologia, nesse grau de ensino, a despeito de sua intenção de superação dos entraves pedagógicos imputados ao ensino dito "tradicional".
Palavras Chave
ensino médio, disciplina de biologia, proposta curricular
ensino médio, disciplina de biologia, proposta curricular
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas