A Ciência do Céu: uma proposta para o ensino médio

Título
A Ciência do Céu: uma proposta para o ensino médio
Autor
Carlos Aparecido Kantor
Orientação
Luís Carlos de Menezes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Propomos a introdução de temas de Astronomia no ensino médio como parte do aprendizado de Física ou como elemento de ligação com outras disciplinas. No que tange à Física, especificamente, mostramos quais aspectos desta ciência estão diretamente relacionados com temas astronômicos e sinalizamos formas pelas quais a Astronomia poderia ser incluída. Nas relações com outras disciplinas, limitamo-nos a algumas sugestões e recomendações. Justificamos nossa proposta mostrando que a Astronomia é parte integrante da cultura, estando presente em obras artísticas, estimulando a imaginação humana em geral e sendo buscada pela população também como forma de lazer. Mostramos que a Astronomia está ausente das aulas do ensino médio e pouco presente nos cursos de licenciatura em Física. A formação inadequada dos professores com relação a essa ciência é causa e conseqüência dessa ausência. Assim, indicamos algumas alternativas para os professores que queiram suprir suas deficiências nesse campo. Sugerimos alguns temas que permitem o entrelaçamento entre disciplinas e propomos algumas atividades que propiciam uma participação ativa dos alunos e que podem ser aplicadas pelos professores em suas aulas, a fim de levar aos alunos um pouco de conhecimento sobre essa interessante ciência.
Palavras Chave
ensino de física; astronomia; ensino médio; interdisciplinar.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método