Papel da História da Ciência nas licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática.
Título
Papel da História da Ciência nas licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática.
Papel da História da Ciência nas licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática.
Autor
Kilwangy kya Kapitango-A-Samba
Kilwangy kya Kapitango-A-Samba
Orientação
Márcia Helena Mendes Ferraz
Márcia Helena Mendes Ferraz
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Sociais
Faculdade de Ciências Sociais
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A investigação dos fundamentos da relevância da História da Ciência para a formação inicial de docentes de ciências naturais e matemática foi o objetivo desta pesquisa, visando contribuir para com as discussões sobre a interface entre a História da Ciência e a formação docente. Assim, partimos do pressuposto de que para fazer com que a História da Ciência atinja o âmago da educação científica deve, necessariamente, fazer parte da formação docente e fincar nela fundamentos de sua relevância, pois, o conhecimento da História da Ciência em que se licencia o discente é indispensável à sua formação docente, e, à sua prática profissional, considerando que o conhecimento científico não é a-histórico, mas conseqüência das atividades humanas e, portanto, susceptível a mudanças e influências; a sua aprendizagem proporciona ao docente a contextualização sócio-histórica da ciência e a romper com as imagens ingênuas sobre ela. Para tal fim, foram estudados, além da literatura acadêmica, os instrumentos da política educacional (leis, resoluções e parâmetros curriculares nacionais e propostas curriculares) que regulamentam sobre a formação docente; foram analisadas grades e ementas curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Biologia, Física e Matemática de onze (11) universidades, selecionadas por critério de tradição na formação docente e/ou pesquisa. Do resultado registramos que: os fundamentos da relevância da História da Ciência são postulados pela literatura acadêmica que discute o problema; pela política e legislação educacional e constam dos objetivos da educação básica e das diretrizes sobre as licenciaturas em ciências naturais e matemáticas; nota-se uma crescente oferta de disciplinas em História da Ciência; das 24 ementas curriculares analisadas constatou-se que boa parte das disciplinas é oferecida como optativa e parecem relegar a abordagem da sua interface com a educação científica e formação docente, pois, das 24 ementas este assunto está presente apenas em uma. Disso tudo resulta a razão da nossa proposta de repensar o ensino da História das Ciências nas licenciaturas.
A investigação dos fundamentos da relevância da História da Ciência para a formação inicial de docentes de ciências naturais e matemática foi o objetivo desta pesquisa, visando contribuir para com as discussões sobre a interface entre a História da Ciência e a formação docente. Assim, partimos do pressuposto de que para fazer com que a História da Ciência atinja o âmago da educação científica deve, necessariamente, fazer parte da formação docente e fincar nela fundamentos de sua relevância, pois, o conhecimento da História da Ciência em que se licencia o discente é indispensável à sua formação docente, e, à sua prática profissional, considerando que o conhecimento científico não é a-histórico, mas conseqüência das atividades humanas e, portanto, susceptível a mudanças e influências; a sua aprendizagem proporciona ao docente a contextualização sócio-histórica da ciência e a romper com as imagens ingênuas sobre ela. Para tal fim, foram estudados, além da literatura acadêmica, os instrumentos da política educacional (leis, resoluções e parâmetros curriculares nacionais e propostas curriculares) que regulamentam sobre a formação docente; foram analisadas grades e ementas curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Biologia, Física e Matemática de onze (11) universidades, selecionadas por critério de tradição na formação docente e/ou pesquisa. Do resultado registramos que: os fundamentos da relevância da História da Ciência são postulados pela literatura acadêmica que discute o problema; pela política e legislação educacional e constam dos objetivos da educação básica e das diretrizes sobre as licenciaturas em ciências naturais e matemáticas; nota-se uma crescente oferta de disciplinas em História da Ciência; das 24 ementas curriculares analisadas constatou-se que boa parte das disciplinas é oferecida como optativa e parecem relegar a abordagem da sua interface com a educação científica e formação docente, pois, das 24 ementas este assunto está presente apenas em uma. Disso tudo resulta a razão da nossa proposta de repensar o ensino da História das Ciências nas licenciaturas.
Palavras Chave
História da Ciência, literatura em Ciências.
História da Ciência, literatura em Ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores