O significado pedagógico da contextualização para o ensino de ciências: análise dos documentos curriculares oficiais e de professores.
Título
O significado pedagógico da contextualização para o ensino de ciências: análise dos documentos curriculares oficiais e de professores.
O significado pedagógico da contextualização para o ensino de ciências: análise dos documentos curriculares oficiais e de professores.
Autor
Danilo Seithi Kato
Danilo Seithi Kato
Orientação
Clarice Sumi Kawasaki
Clarice Sumi Kawasaki
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A contextualização dos conteúdos escolares é uma das abordagens metodológicas propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Todavia, as interpretações sobre esta diretriz variam tanto na literatura quanta entre os professores deste nível escolar. Este trabalho buscou identificar as diferentes concepções de contextualização presentes nos documentos curriculares oficiais, visando construir um quadro teórico para analisar as concepções dos professores desta área. Em um dos capítulos discutiu-se com maior profundidade umas dessas concepções: a da perspectiva do cotidiano, pois a mesma apareceu na maioria dos documentos, alem de ter aparecido nas falas dos professores analisadas. A partir deste referencial teórico, realizou-se um estudo de caso, identificando as concepções de contextualização de professores de ciências, participantes de oficinas de ensino dentro de um programa de formação continuada, que buscavam contextualizar o tema da biodiversidade. Finalmente, analisou os significados pedagógicos destas concepções para o ensino de ciências. Estas se realizaram a partir da análise do conteúdo dos documentos curriculares e dos registros em áudio e vídeo das oficinas de ensino feitas por estes professores. Resultados sobre estas concepções e as implicações pedagógicas das mesmas são apresentados, os quais já trazem um leque de possibilidades para a abordagem desta importante diretriz no ensino de ciências.
A contextualização dos conteúdos escolares é uma das abordagens metodológicas propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Todavia, as interpretações sobre esta diretriz variam tanto na literatura quanta entre os professores deste nível escolar. Este trabalho buscou identificar as diferentes concepções de contextualização presentes nos documentos curriculares oficiais, visando construir um quadro teórico para analisar as concepções dos professores desta área. Em um dos capítulos discutiu-se com maior profundidade umas dessas concepções: a da perspectiva do cotidiano, pois a mesma apareceu na maioria dos documentos, alem de ter aparecido nas falas dos professores analisadas. A partir deste referencial teórico, realizou-se um estudo de caso, identificando as concepções de contextualização de professores de ciências, participantes de oficinas de ensino dentro de um programa de formação continuada, que buscavam contextualizar o tema da biodiversidade. Finalmente, analisou os significados pedagógicos destas concepções para o ensino de ciências. Estas se realizaram a partir da análise do conteúdo dos documentos curriculares e dos registros em áudio e vídeo das oficinas de ensino feitas por estes professores. Resultados sobre estas concepções e as implicações pedagógicas das mesmas são apresentados, os quais já trazem um leque de possibilidades para a abordagem desta importante diretriz no ensino de ciências.
Palavras Chave
ensino de ciências; USP; curricular,
ensino de ciências; USP; curricular,
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas