Nutrição vegetal: campo de estudo para o ensino de Ciências.

Título
Nutrição vegetal: campo de estudo para o ensino de Ciências.
Autor
Clarice Sumi Kawasaki
Orientação
Bizzo
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho investigou o potencial pedagógico de um importante tema desenvolvido no ensino de ciências: a nutrição vegetal. A pesquisa entrevistou estudantes para buscar a sua compreensão acerca do tema, analisando o conteúdo de suas idéias. Investigou também alguns aspectos do processo de ensino-aprendizagem, como os livros didáticos e o discurso dos professores de ciências. São apresentadas algumas das principais idéias que culminaram nas teorias de nutrição vegetal atualmente aceitas. A partir da análise do conjunto de idéias e dos modos como os estudantes as organizam e estruturam, são feitas inferências que levam à identificação dos modelos conceituais subjacentes. São apresentados os resultados da análise dos livros didáticos de ciências e das entrevistas dos professores, tentando identificar como alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem que influenciaram os modelos conceituais apresentados pelos estudantes. As implicações educacionais para o ensino do tópico nutrição vegetal, no contexto das principais discussões na área de pesquisa em concepções alternativas dos estudantes, finalizam o presente trabalho.
Palavras Chave
nutrição vegetal; concepção de aluno; livro didático; prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método