A argumentação de alunos de ensino médio em aula de Física: o tema energia elétrica e fontes de energia.
Título
A argumentação de alunos de ensino médio em aula de Física: o tema energia elétrica e fontes de energia.
A argumentação de alunos de ensino médio em aula de Física: o tema energia elétrica e fontes de energia.
Ensino de Ciências
Autor
Elisabete Favoretto Kawazoe
Elisabete Favoretto Kawazoe
Orientação
Luzia Marta Bellini
Luzia Marta Bellini
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Centro de Ciências Exatas
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho apresenta um estudo acerca das formas argumentativas de alunos da 3ª série do Ensino Médio em aulas de física após leituras a respeito do tema Energia Elétrica mediante textos da história das ciências e atividades práticas envolvendo o assunto as fontes energéticas e suas implicações ambientais. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa. Fundamentamo-nos nos estudos de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff e Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Phillipe Breton (2003) e Martin Bauer e George Gaskell (2002). Analisamos: a) os recursos retóricos de textos históricos de Dufay e Franklin para conhecer o alcance de seus argumentos na comunicação do tema eletricidade; b) examinamos as figuras de retórica presentes nos argumentos da professora e dos alunos na dinâmica argumentativa estabelecida entre a professora e os alunos, após a leitura dos textos de Dufay e Franklin; c) as atividades práticas, em duas aulas gravadas nos dias 30 de julho de 2008 e 12 de agosto de 2008, quanto às suas implicações persuasivas e cognitivas na apreensão dos fenômenos estudados. Como resultados obtivemos: a) os alunos participaram ativamente das práticas desenvolvidas e elaboraram explicações sobre os fenômenos estudados; b) ampliação da capacidade de argumentar, contra-argumentar, criticar e refletir sobre as diferentes opiniões.
O trabalho apresenta um estudo acerca das formas argumentativas de alunos da 3ª série do Ensino Médio em aulas de física após leituras a respeito do tema Energia Elétrica mediante textos da história das ciências e atividades práticas envolvendo o assunto as fontes energéticas e suas implicações ambientais. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa. Fundamentamo-nos nos estudos de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff e Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Phillipe Breton (2003) e Martin Bauer e George Gaskell (2002). Analisamos: a) os recursos retóricos de textos históricos de Dufay e Franklin para conhecer o alcance de seus argumentos na comunicação do tema eletricidade; b) examinamos as figuras de retórica presentes nos argumentos da professora e dos alunos na dinâmica argumentativa estabelecida entre a professora e os alunos, após a leitura dos textos de Dufay e Franklin; c) as atividades práticas, em duas aulas gravadas nos dias 30 de julho de 2008 e 12 de agosto de 2008, quanto às suas implicações persuasivas e cognitivas na apreensão dos fenômenos estudados. Como resultados obtivemos: a) os alunos participaram ativamente das práticas desenvolvidas e elaboraram explicações sobre os fenômenos estudados; b) ampliação da capacidade de argumentar, contra-argumentar, criticar e refletir sobre as diferentes opiniões.
Palavras Chave
Energia Elétrica; História das Ciências; Argumentação.
Energia Elétrica; História das Ciências; Argumentação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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