Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
Título
Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
PPG Ensino de Ciências
Autor
Isabel Krey
Isabel Krey
Orientação
Marco Antonio Moreira
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto Física
Instituto Física
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o de investigar as principais dificuldades de 74 alunos universitários referentes à lei de Gauss para a Eletricidade em uma disciplina de Física Geral. A análise das respostas resultou na identificação de três categorias: dificuldades na interpretação do significado físico da lei, na sua operacionalização matemática e nos conceitos de campo elétrico, superfície gaussiana e fluxo elétrico. Estas dificuldades foram analisadas segundo o referencial teórico dos modelos mentais de Johnson-Laird. A causa apontada como geradora destas dificuldades seria a de que os alunos não teriam sido capazes de construir modelos mentais que dessem significado aos conceitos envolvidos, e menos ainda da própria lei. Provavelmente, a instrução (aulas e livro texto) recebida não teria sido adequada para facilitar a construção de tais modelos. Argumenta-se, então, que um novo enfoque para o ensino de Física deveria ser adotado a fim de facilitar a construção destes modelos.
O objetivo deste trabalho foi o de investigar as principais dificuldades de 74 alunos universitários referentes à lei de Gauss para a Eletricidade em uma disciplina de Física Geral. A análise das respostas resultou na identificação de três categorias: dificuldades na interpretação do significado físico da lei, na sua operacionalização matemática e nos conceitos de campo elétrico, superfície gaussiana e fluxo elétrico. Estas dificuldades foram analisadas segundo o referencial teórico dos modelos mentais de Johnson-Laird. A causa apontada como geradora destas dificuldades seria a de que os alunos não teriam sido capazes de construir modelos mentais que dessem significado aos conceitos envolvidos, e menos ainda da própria lei. Provavelmente, a instrução (aulas e livro texto) recebida não teria sido adequada para facilitar a construção de tais modelos. Argumenta-se, então, que um novo enfoque para o ensino de Física deveria ser adotado a fim de facilitar a construção destes modelos.
Palavras Chave
Eletricidade; Modelos Mentais; Teoria Johnson-Laird
Eletricidade; Modelos Mentais; Teoria Johnson-Laird
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno