O uso de práticas experimentais e simulação computacional para o ensino de Teoria Cinética dos Gases

Título
O uso de práticas experimentais e simulação computacional para o ensino de Teoria Cinética dos Gases
Autor
Danusa Ariete Kroetz
Orientação
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo combinado de simulações computacionais e práticas experimentais em Teoria Cinética dos gases, na disciplina de física, no ensino médio. Utilizamos como instrumentos um pré teste, constituído de questões abertas e uma questão objetiva, um guia de simulação, confeccionado na estratégia POE (Predizer - Observar - Explicar), acompanhado pela simulação computacional, para os níveis de microscópico e simbólico, e práticas experimentais para o nível macroscópico (sensório), um pós teste e entrevistas individuais semi estruturadas. Inicialmente analisamos as concepções dos estudantes indicadas pela literatura no conteúdo em foco, bem como a sua capacidade representacional nos níveis macroscópio, microscópio e simbólico, tanto antes como após a aplicação das simulações. Objetivamos analisar a evolução conceitual dos estudantes. Os resultados indicam que nos três níveis representacionais pode se observar uma substancial melhora em direção a concepções científicas após a utilização combinada da simulação computacional e das práticas experimentais. Tal melhora em nível representacional macroscópicofoi atestada por nossa análise quantitativa, e nos níveis representacionais microscópico e simbólico foi atestada por nossa análise quantitativa.
Palavras Chave
Simulação Computacional, Teoria Cinética dos Gases

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método