O uso de práticas experimentais e simulação computacional para o ensino de Teoria Cinética dos Gases
Título
O uso de práticas experimentais e simulação computacional para o ensino de Teoria Cinética dos Gases
O uso de práticas experimentais e simulação computacional para o ensino de Teoria Cinética dos Gases
Autor
Danusa Ariete Kroetz
Danusa Ariete Kroetz
Orientação
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo combinado de simulações computacionais e práticas experimentais em Teoria Cinética dos gases, na disciplina de física, no ensino médio. Utilizamos como instrumentos um pré teste, constituído de questões abertas e uma questão objetiva, um guia de simulação, confeccionado na estratégia POE (Predizer - Observar - Explicar), acompanhado pela simulação computacional, para os níveis de microscópico e simbólico, e práticas experimentais para o nível macroscópico (sensório), um pós teste e entrevistas individuais semi estruturadas. Inicialmente analisamos as concepções dos estudantes indicadas pela literatura no conteúdo em foco, bem como a sua capacidade representacional nos níveis macroscópio, microscópio e simbólico, tanto antes como após a aplicação das simulações. Objetivamos analisar a evolução conceitual dos estudantes. Os resultados indicam que nos três níveis representacionais pode se observar uma substancial melhora em direção a concepções científicas após a utilização combinada da simulação computacional e das práticas experimentais. Tal melhora em nível representacional macroscópicofoi atestada por nossa análise quantitativa, e nos níveis representacionais microscópico e simbólico foi atestada por nossa análise quantitativa.
Este trabalho apresenta um estudo combinado de simulações computacionais e práticas experimentais em Teoria Cinética dos gases, na disciplina de física, no ensino médio. Utilizamos como instrumentos um pré teste, constituído de questões abertas e uma questão objetiva, um guia de simulação, confeccionado na estratégia POE (Predizer - Observar - Explicar), acompanhado pela simulação computacional, para os níveis de microscópico e simbólico, e práticas experimentais para o nível macroscópico (sensório), um pós teste e entrevistas individuais semi estruturadas. Inicialmente analisamos as concepções dos estudantes indicadas pela literatura no conteúdo em foco, bem como a sua capacidade representacional nos níveis macroscópio, microscópio e simbólico, tanto antes como após a aplicação das simulações. Objetivamos analisar a evolução conceitual dos estudantes. Os resultados indicam que nos três níveis representacionais pode se observar uma substancial melhora em direção a concepções científicas após a utilização combinada da simulação computacional e das práticas experimentais. Tal melhora em nível representacional macroscópicofoi atestada por nossa análise quantitativa, e nos níveis representacionais microscópico e simbólico foi atestada por nossa análise quantitativa.
Palavras Chave
Simulação Computacional, Teoria Cinética dos Gases
Simulação Computacional, Teoria Cinética dos Gases
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método