Tipos de representação mentais, utilizadas por estudantes de física geral na área de Mecanica clássica e possiveis modelos mentais nessa área.

Título
Tipos de representação mentais, utilizadas por estudantes de física geral na área de Mecanica clássica e possiveis modelos mentais nessa área.
Autor
Maria do Carmo Baptista Lagreca
Orientação
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1997
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho, além de investigarmos o tipo de representação mental (proposições, imagens ou modelos neurais) utilizados por estudantes de física geral na área de mecânica newtoniana, tentamos identificar possíveis modelos mentais que estes estudantes teriam sobre alguns conceitos físicos. Baseamos nosso estudo na teoria dos modelos mentais de Johnson-Laied. Estudantes de níveis universitários foram observados durante dois semestres com o objetivo de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi realizada uma entrevista no final do curso com a finalidade de encontrar elementos adicionais que nos permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais "elaborados" os modelos mentais, mais facilmente os alunos poderiam compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhos em aula.
Palavras Chave
Modelos Mentais, Mecânica, representação mental.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno