A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e de matemática na escola média
Título
A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e de matemática na escola média
A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e de matemática na escola média
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Vanderlei Lavaqui
Vanderlei Lavaqui
Orientação
Irinéa de Lourdes Batista
Irinéa de Lourdes Batista
Instituição
UEL
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Centro de Ciências Exatas
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Londrina/PR
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta dissertação é resultado de um estudo que visa fundamentar e sugerir a implementação de práticas de ensino interdisciplinares no ensino de ciências e de matemática no ensino médio, que possam ser inseridas no planejamento pedagógico das escolas, objetivando uma educação científica que considere aspectos complexos e relacionais presentes no conhecimento científico e no cotidiano escolar, bem como uma formação educacional integralizante - uma vez que interrrelaciona, articula e integra conhecimentos especializados - e inclusiva, pois reconhece as diferenças epistêmicas sociais e psicológicas, mas busca a coesão no ambiente educacional. Inicialmente, estabelecemos uma compreensão a respeito da interdisciplinaridade como prática educativa e analisamos algumas formas de entendimento dessa temática no âmbito escolar, visando identificar e explicitar os seus fundamentos, suas justificativas, como também os objetivos que buscam atingir. Posteriormente, apresentamos uma análise em relação aos fundamentos e perspectivas metodológicas presentes no trabalho com projetos, objetivando mostrar que eles possuem características que permitem e adequam a sua utilização como uma alternativa para o desenvolvimento de uma prática de ensino interdisciplinar. Fundamentados em estudos e pesquisa em torno da interdisciplinaridade escolar e do trabalho com projetos, elaboramos uma sugestão de trabalho interdisciplinar por meio de projetos para a área de ensino de ciências e de matemática na escola média. Tal sugestão considera a necessidade de um planejamento das ações educativas interdisciplinares de forma cooperativa e articulada por parte dos professores e o desenvolvimento dos projetos em fases que procuram assegurar o desvelamento das inter-relações e da complexidade presentes nas disciplinas escolares na direção de sua integração. Por fim, levamos a sugestão de trabalho interdisciplinar a uma escola da rede estadual de educação do estado do Paraná para que os professores e a equipe pedagógica da escola fizessem um estudo e uma análise quanto às suas possibilidades de implementação.
Esta dissertação é resultado de um estudo que visa fundamentar e sugerir a implementação de práticas de ensino interdisciplinares no ensino de ciências e de matemática no ensino médio, que possam ser inseridas no planejamento pedagógico das escolas, objetivando uma educação científica que considere aspectos complexos e relacionais presentes no conhecimento científico e no cotidiano escolar, bem como uma formação educacional integralizante - uma vez que interrrelaciona, articula e integra conhecimentos especializados - e inclusiva, pois reconhece as diferenças epistêmicas sociais e psicológicas, mas busca a coesão no ambiente educacional. Inicialmente, estabelecemos uma compreensão a respeito da interdisciplinaridade como prática educativa e analisamos algumas formas de entendimento dessa temática no âmbito escolar, visando identificar e explicitar os seus fundamentos, suas justificativas, como também os objetivos que buscam atingir. Posteriormente, apresentamos uma análise em relação aos fundamentos e perspectivas metodológicas presentes no trabalho com projetos, objetivando mostrar que eles possuem características que permitem e adequam a sua utilização como uma alternativa para o desenvolvimento de uma prática de ensino interdisciplinar. Fundamentados em estudos e pesquisa em torno da interdisciplinaridade escolar e do trabalho com projetos, elaboramos uma sugestão de trabalho interdisciplinar por meio de projetos para a área de ensino de ciências e de matemática na escola média. Tal sugestão considera a necessidade de um planejamento das ações educativas interdisciplinares de forma cooperativa e articulada por parte dos professores e o desenvolvimento dos projetos em fases que procuram assegurar o desvelamento das inter-relações e da complexidade presentes nas disciplinas escolares na direção de sua integração. Por fim, levamos a sugestão de trabalho interdisciplinar a uma escola da rede estadual de educação do estado do Paraná para que os professores e a equipe pedagógica da escola fizessem um estudo e uma análise quanto às suas possibilidades de implementação.
Palavras Chave
Ciências; Matemática; Interdisciplinaridade; Projetos
Ciências; Matemática; Interdisciplinaridade; Projetos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Currículos e Programas
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