Sexualidade infantil através de relatos de educadoras de creche

Título
Sexualidade infantil através de relatos de educadoras de creche
Psicologia Social
Autor
Elaine Cardia Laviola
Orientação
Fúlvia Rosemberg
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Psicologia
Ano
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta dissertação se propôs a investigar como educadoras de creches das redes direta, indireta e conveniada do Município de São Paulo relatam observar, significar e reagir frente a manifestações consideradas expressas por crianças. O objetivo deste estudo é servir como instrumento auxiliar na programação de cursos de formação oferecidos aos(às) educadores(as) de creche, bem como no planejamento de políticas e de ações sobre educação sexual e sexualidade no contexto da educação infantil. A dissertação apresenta-se estruturada em quatro capítulos. O primeiro refere-se ao posicionamento da pesquisadora frente aos temas creche, formação profissional do educador e educação sexual. O segundo traz um mapeamento sobre sexualidade infantil, onde se aborda a proposta teórica de Gagnon (1977), realiza-se um balanço dos estudos brasileiros e estrangeiros sobre manifestações sexuais infantis nas creches e educação sexual para crianças pequenas, e descrevem-se conhecimentos psicológicos disponíveis em torno de quatro aspectos: identidade de gênero, papéis sexuais, erotismo e manifestações sexuais infantis, teorias infantis sobre sexualidade. O terceiro capítulo descreve os procedimentos. A pesquisa foi realizada em 39 creches da rede direta e 47 das redes indireta e conveniada agrupadas, correspondendo a 12% do universo de creches do município de São Paulo, excluindo-se as creches privadas e de empresas. A amostra foi composta por 86 educadoras, que responderam a um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas acerca de dados pessoais, experiência profissional, grupo de crianças atendidas, formação em sexualidade infantil e manifestações das crianças, observações, concepções e reações das próprias educadoras. Foram criadas categorias, a partir das respostas ao questionário, que sintetizavam a concepção e o conteúdo dos relatos das educadoras e têm como perspectiva a formação profissional do(a) educador(a) de creche. Os resultados são apresentados no quarto capítulo.
Palavras Chave
Educadores; Educação Infantil; Creche; Educação Sexual; Sexualidade.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor