Sexualidade infantil através de relatos de educadoras de creche
Título
Sexualidade infantil através de relatos de educadoras de creche
Sexualidade infantil através de relatos de educadoras de creche
Psicologia Social
Autor
Elaine Cardia Laviola
Elaine Cardia Laviola
Orientação
Fúlvia Rosemberg
Fúlvia Rosemberg
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Psicologia
Faculdade de Psicologia
Ano
1999
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta dissertação se propôs a investigar como educadoras de creches das redes direta, indireta e conveniada do Município de São Paulo relatam observar, significar e reagir frente a manifestações consideradas expressas por crianças. O objetivo deste estudo é servir como instrumento auxiliar na programação de cursos de formação oferecidos aos(às) educadores(as) de creche, bem como no planejamento de políticas e de ações sobre educação sexual e sexualidade no contexto da educação infantil. A dissertação apresenta-se estruturada em quatro capítulos. O primeiro refere-se ao posicionamento da pesquisadora frente aos temas creche, formação profissional do educador e educação sexual. O segundo traz um mapeamento sobre sexualidade infantil, onde se aborda a proposta teórica de Gagnon (1977), realiza-se um balanço dos estudos brasileiros e estrangeiros sobre manifestações sexuais infantis nas creches e educação sexual para crianças pequenas, e descrevem-se conhecimentos psicológicos disponíveis em torno de quatro aspectos: identidade de gênero, papéis sexuais, erotismo e manifestações sexuais infantis, teorias infantis sobre sexualidade. O terceiro capítulo descreve os procedimentos. A pesquisa foi realizada em 39 creches da rede direta e 47 das redes indireta e conveniada agrupadas, correspondendo a 12% do universo de creches do município de São Paulo, excluindo-se as creches privadas e de empresas. A amostra foi composta por 86 educadoras, que responderam a um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas acerca de dados pessoais, experiência profissional, grupo de crianças atendidas, formação em sexualidade infantil e manifestações das crianças, observações, concepções e reações das próprias educadoras. Foram criadas categorias, a partir das respostas ao questionário, que sintetizavam a concepção e o conteúdo dos relatos das educadoras e têm como perspectiva a formação profissional do(a) educador(a) de creche. Os resultados são apresentados no quarto capítulo.
Esta dissertação se propôs a investigar como educadoras de creches das redes direta, indireta e conveniada do Município de São Paulo relatam observar, significar e reagir frente a manifestações consideradas expressas por crianças. O objetivo deste estudo é servir como instrumento auxiliar na programação de cursos de formação oferecidos aos(às) educadores(as) de creche, bem como no planejamento de políticas e de ações sobre educação sexual e sexualidade no contexto da educação infantil. A dissertação apresenta-se estruturada em quatro capítulos. O primeiro refere-se ao posicionamento da pesquisadora frente aos temas creche, formação profissional do educador e educação sexual. O segundo traz um mapeamento sobre sexualidade infantil, onde se aborda a proposta teórica de Gagnon (1977), realiza-se um balanço dos estudos brasileiros e estrangeiros sobre manifestações sexuais infantis nas creches e educação sexual para crianças pequenas, e descrevem-se conhecimentos psicológicos disponíveis em torno de quatro aspectos: identidade de gênero, papéis sexuais, erotismo e manifestações sexuais infantis, teorias infantis sobre sexualidade. O terceiro capítulo descreve os procedimentos. A pesquisa foi realizada em 39 creches da rede direta e 47 das redes indireta e conveniada agrupadas, correspondendo a 12% do universo de creches do município de São Paulo, excluindo-se as creches privadas e de empresas. A amostra foi composta por 86 educadoras, que responderam a um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas acerca de dados pessoais, experiência profissional, grupo de crianças atendidas, formação em sexualidade infantil e manifestações das crianças, observações, concepções e reações das próprias educadoras. Foram criadas categorias, a partir das respostas ao questionário, que sintetizavam a concepção e o conteúdo dos relatos das educadoras e têm como perspectiva a formação profissional do(a) educador(a) de creche. Os resultados são apresentados no quarto capítulo.
Palavras Chave
Educadores; Educação Infantil; Creche; Educação Sexual; Sexualidade.
Educadores; Educação Infantil; Creche; Educação Sexual; Sexualidade.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor