A articulação do conhecimento Químico com a problemática ambiental na formação inicial de professores

Título
A articulação do conhecimento Químico com a problemática ambiental na formação inicial de professores
Autor
Adriana Lopes Leal
Orientação
Carlos Alberto Marques
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho traz um estudo sobre as relações da Química com os problemas ambientais, e como tais questões são tratadas nos cursos de formação inicial de professores de Química. Com o objetivo de identificar e analisar ementas, conteúdos, temas, objetivos e bibliografia, segundo o enfoque químico dado aos problemas ambientais, desenvolveu-se uma pesquisa documental nos programas oficiais e planos de ensino de diferentes disciplinas de Química, nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química das Universidades Federais do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Santa Maria e da Universidade de Ijuí/RS. As relações procuradas foram analisadas tomando como parâmetro os princípios básicos da Química para o Ambiente, do programa Green Chemistry (EPA, USA). Tais princípios são orientadores de novos processos químicos em sua fonte (nível de bancada e industriais), definindo sínteses e produtos que tragam menos riscos à natureza e ao homem. Assume-se aqui, que a difusão dessa concepção de Ciência Química e os conhecimentos dela derivados, possibilitariam ir além dos temas e conteúdos escolares trabalhados pela área da Química Ambiental, caracterizada como Química do Meio Ambiente: restrita a conhecer e identificar os processos químicos deste. Na análise e interpretação dos dados obtidos, foram tomados ainda como referência, outros aspectos desenvolvidos por diversos autores: a crise ambiental; o desenvolvimento científico-tecnológico e a industrialização química; a formação de professores; o papel da escola e do currículo. Os dados indicam, que apesar das disciplinas dos cursos de Licenciatura analisados oferecerem uma sólida base conceitual, ainda apresentam-se distantes da perspectiva de um ensino voltado à Química para o Ambiente.
Palavras Chave
Ambiente; Formação de professores, formação inicial.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas