O que avaliam as avaliações de livros didáticos de ciências 1ª a 4ª séries do Programa Nacional de Livro Didático

Título
O que avaliam as avaliações de livros didáticos de ciências 1ª a 4ª séries do Programa Nacional de Livro Didático
Autor
Flavia de Barros Ferreira Leão
Orientação
Jorge Megid Neto
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A pesquisa discute os documentos de avaliação de livros didáticos de ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental produzidos no Plano Nacional de Livro Didático (PNLD). Buscando identificar que elementos do ensino de ciências e características do livro didático com maior relevância nesses programas. Também se discute a questão do livro didático sob o enfoque das pesquisas acadêmicas e o histórico do livro didático no Brasil no século XX, especialmente o surgimento do PNLD. Apresenta uma descrição dos quatro documentos de avaliação de livros didáticos já divulgados no PNLD em 1994, 1996, 1998 e 2000/2001 e faz uma análise detalhada dos pareceres da avaliação das coleções de livros de ciências - 1ª a 4ª séries feitas por esses documentos.
Palavras Chave
Livro didático; Programa Nacional livro didático; Avaliação

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos