Temas transversais: concepções, fazeres e formação docente de um grupo de professores de ciências da rede pública paulista.
Título
Temas transversais: concepções, fazeres e formação docente de um grupo de professores de ciências da rede pública paulista.
Temas transversais: concepções, fazeres e formação docente de um grupo de professores de ciências da rede pública paulista.
Autor
Ana Lúcia de Souza Leça
Ana Lúcia de Souza Leça
Orientação
Mere Abramowicz
Mere Abramowicz
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar qual a concepção que um grupo de professores de Ciências da Rede Pública Paulista tem quanto aos temas transversais, como trabalham com eles e qual a contribuição da formação docente, inicial e continuada, para o trabalho com esses temas. Em 1.998, os Temas Transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Saúde, foram apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, aos professores de Rede Pública Paulista, com a indicação de que fossem trabalhados por todos, independentemente da disciplina. De acordo com os PCNs, esses temas se referem a valores e atitudes que devem ser desenvolvidos no trabalho com os alunos, constituindo-se no eixo “vertebrador” em torno do qual deve ser organizado o currículo. No entanto, os próprios PCNs consideram a deficiência de formação dos professores para trabalhar com tais temas. Para a realização desta pesquisa, utilizamos de uma metodologia de cunho qualitativo, por meio de questionários com seis questões abertas, propostas a 44 professores de Ciências de uma diretoria de Ensino da zona Leste da cidade de São Paulo, e análise documental dos PCNs, da política Educacional da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e de diversos autores. Entre os resultados obtidos, doem constatados que os professores não reconhecem o objetivo do trabalho com os temas Transversais, não estabelecem relação entre eles e os valores, e acreditam que trabalham parcialmente com esses temas, uma vez que trabalham com os relacionados mais diretamente com a disciplina de Ciências, não identificando a característica de transversalidade dos temas.
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar qual a concepção que um grupo de professores de Ciências da Rede Pública Paulista tem quanto aos temas transversais, como trabalham com eles e qual a contribuição da formação docente, inicial e continuada, para o trabalho com esses temas. Em 1.998, os Temas Transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Saúde, foram apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, aos professores de Rede Pública Paulista, com a indicação de que fossem trabalhados por todos, independentemente da disciplina. De acordo com os PCNs, esses temas se referem a valores e atitudes que devem ser desenvolvidos no trabalho com os alunos, constituindo-se no eixo “vertebrador” em torno do qual deve ser organizado o currículo. No entanto, os próprios PCNs consideram a deficiência de formação dos professores para trabalhar com tais temas. Para a realização desta pesquisa, utilizamos de uma metodologia de cunho qualitativo, por meio de questionários com seis questões abertas, propostas a 44 professores de Ciências de uma diretoria de Ensino da zona Leste da cidade de São Paulo, e análise documental dos PCNs, da política Educacional da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e de diversos autores. Entre os resultados obtidos, doem constatados que os professores não reconhecem o objetivo do trabalho com os temas Transversais, não estabelecem relação entre eles e os valores, e acreditam que trabalham parcialmente com esses temas, uma vez que trabalham com os relacionados mais diretamente com a disciplina de Ciências, não identificando a característica de transversalidade dos temas.
Palavras Chave
temas transversais, formação de professores.
temas transversais, formação de professores.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor
Formação de Professores, Características do Professor