Ecologia, paisagem e Educação Científica: uma conexão para a educação ambiental.

Título
Ecologia, paisagem e Educação Científica: uma conexão para a educação ambiental.
Autor
Roberto de Albuquerque Leimig
Orientação
Luzia Marta Bellini
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Biología
Ano
2001
Cidade / UF
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Vivemos em um ambiente complexo, resultante da conexão entre o sistema social e os sistemas naturais. A nossa vida se mantém pela íntima ligação com os sistemas naturais de uma forma seletiva, utilizamos os elementos desses sistemas de acordo com os nossos interesses ou necessidades de sobrevivência. Existe uma relação de interdependência entre os elementos naturais e a qualidade de vida que boa parte da sociedade usufrui. As atividades humanas muitas vezes interferem na dinâmica desses elementos no ambiente e ameaçam a garantia e melhoria da qualidade de vida na sociedade. Estudar os elementos dos sistemas naturais e os efeitos das atividades humanas nestes sistemas faz parte do campo da ecologia. A Educação Ambiental tem como principal fundamentação o conhecimento da ecologia. Esse conhecimento está presente em nosso cotidiano de diversas formas, todos os dias ouvimos ou lemos notícias que se referem aos elementos naturais ou a alguma interferência humana neles. Porém, para a maioria das pessoas essas informações apresentam-se fragmentadas, isso dificulta uma compreensão global da dinâmica natural e dos problemas ambientais que nos afligem atualmente. Por exemplo, várias pessoas reclamam da qualidade do ar ou da água da sua cidade, mas desconhecem que este ato é uma percepção de que há problemas na relação entre a sociedade e o sistema natural da sua região. Para acessar a riqueza de informações sobre a influência que recebemos dos ambientes naturais, os fundamentos da ecologia tornam-se indispensáveis. Para compreender esse conhecimento precisamos amplificar nossa capacidade de observação. A interpretação das paisagens é o procedimento mais tangível e acessível no cotidiano das pessoas e podemos utilizá-la para o ensino da ecologia e reforçar as práticas de educação ambiental. A interpretação da paisagem foi o método de estudo que possibilitou a origem do conhecimento ecológico. É o procedimento mais simples e o primeiro a ser utilizado pelo ecólogo ao tentar compreender um sistema natural. Em nosso cotidiano temos diversas paisagens a serem estudadas, incluindo aquelas resultantes das atividades humanas. As paisagens nos desafiam a entender relação entre os fundamentos da ecologia, os impactos humanos nos ambientes naturais e a conservação deles. O CD-ROM "Navegando pelo rio Paraná" é um material didático que apresenta um grande número de imagens representantes das mais diversas paisagens da planície de inundação deste rio. Além disso, disponibiliza o seu conteúdo sob a forma de hipertexto, que permite estabelecer conexões imediatas (associação de idéias) entre o que observamos no ambiente, suas causas, conseqüências e relação com a qualidade de vida.
Palavras Chave
Educação científica, ensino de ecologia,educação ambiental

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos