Visões de alunos jovens e adultos acerca de suas experiências em aprender ciências.

Título
Visões de alunos jovens e adultos acerca de suas experiências em aprender ciências.
Autor
Adriana Cristina Souza Leite
Orientação
Danusa Munford
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2007
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Muito tem se discutido a respeito da importância de se ensinar ciências da natureza na escola. Contudo, são poucos os trabalhos que abordam a questão do ensino-aprendizagem em ciências entre alunos jovens e adultos. Dadas as especificidades destes sujeitos, é fundamental aprofundar o conhecimento nesse sentido. Assim, esse estudo investiga as percepções de estudantes relacionadas as suas experiências em aprender ciências em um programa de Educação de Jovens e Adultos. As questões que orientaram a pesquisa foram: Quais seriam as percepções de estudantes jovens e adultos acerca da experiência de aprender ciências em um contexto formal de EJA voltado para a formação de professores; Quais concepções de aprendizagem desses jovens e adultos emergem no contexto da discussão acerca dessas experiências Quais as visões acerca das ciências naturais desses jovens e adultos A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, orientada por uma perspectiva naturalista. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes. Analisaram-se as entrevistas considerando três eixos a partir de referências teóricas específicas: concepções de aprendizagem (e.g., SFARD, 1998; MARTINEZ et. al., 2000), concepções de aprendizagem em ciências (MILLAR, 2003) e concepções sobre o que é a natureza da ciência (e.g. BARR & BIRKE,1998; PEREZ et. al., 2001; TOBIN et. al., 1995). A maioria das concepções de aprendizagem que emergem das experiências destes estudantes está centrada na aquisição de conhecimentos. Porém, foram identificadas concepções alternativas quando os estudantes estão inseridos em ambientes que promovem sua participação. Acerca das visões de ciências que surgem no contexto destas experiências, alguns estudantes possuem uma visão utilitarista da ciência, às vezes associada a representações como conhecimento perfeito, vivenciando certo distanciamento em relação à ciência escolar. A partir dos resultados conclui-se que é fundamental promover um ensino de ciências sob uma perspectiva mais engajada politicamente, tornando-o mais democrático, estabelecendo-se um diálogo entre professores e alunos de modo a garantir uma participação genuína no processo de ensino-aprendizagem em ciências.
Palavras Chave
EJA, ensino-aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno