A formação docente em Ciências/Biologia: um estudo de caso na licenciatura Universidade do Sagrado Coração.

Título
A formação docente em Ciências/Biologia: um estudo de caso na licenciatura Universidade do Sagrado Coração.
Autor
Maria Alba Leite
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2002
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é elaborar um estudo de caso da licenciatura em Ciências/Biologia, na Universidade do Sagrado Coração, no período de 1989 a 1999, priorizando as dimensões: formação teórica e articulação teoria-prática. A contextualização do locus da investigação foi feita a partir do resgate de dados históricos da universidade e do curso de Ciências, instalado em 1968. A pesquisa adotou referenciais teórico-metodológicos da formação docente em geral, e da formação do professor de Ciências especificamente, os quais expressam várias tendências do pensamento educacional contemporâneo, unificadas, até certo ponto, por uma orientação construtivista de aprendizagem. A revisão bibliográfica efetuada forneceu um elenco substancioso das necessidades formativas, estabelecidas por diversos autores, e foi confrontado com a grade curricular então vigente e com dados construídos por ex-alunos, formandos e professores. Os resultados apontaram algumas aproximações às necessidades formativas elencadas e grandes distanciamentos. Sintetizando, o Curso de Ciências/Biologia, no período de 1989-1999, formou professores nos moldes tradicionais, no que se refere à fundamentação teórica e à articulação teoria-prática. É possível que esses professores tenham se tornado aptos a dar continuidade a um modelo de processo ensino-aprendizagem na perspectiva de "transmissão de conhecimentos". Embora, teoricamente, quase tudo tenha mudado em termos de formação para a docência, continuamos nos pautando por paradigmas anacrônicos. Como práticas de intervenção para redirecionamento do curso são propostas, preliminarmente, o aprimoramento em serviço da formação dos formadores da USC e cursos de atualização para os formados, dando início a um processo de formação continuada, que recupere aspectos essenciais não suficientemente trabalhados na formação inicial e possibilite atualização da formação teórico-prática dos formados, em sistema de parceria com as escolas de ensino fundamental e médio.
Palavras Chave
Formação de Professores; professor reflexivo

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores