Muito além da Dolly: as "novidades ciêntíficas" em sala de aula.
Título
Muito além da Dolly: as "novidades ciêntíficas" em sala de aula.
Muito além da Dolly: as "novidades ciêntíficas" em sala de aula.
Autor
Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira Leite
Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira Leite
Orientação
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo central entender o posicionamento docente quando as "novidades científicas" inscritas na área da Genética/ Evolução/ Biotecnologia e disponibilizadas por meio da divulgação científica, aportam em sala de aula. Dessa forma focando as atitudes docentes, percebidas por meio de entrevistas realizadas, busco compreender as formas diversas às quais recorrem ao usarem, em sala de aula, essas novidades. Assumindo que as disciplinas escolares apresentam um caráter dinâmico, modoficando-se em consonância com a sociedade na qual a escola encontra-se imensa, e que os professores constróem saberes próprios, procuro determinar os mecanismos a que recorrem para lidar com a situação de tensão que se estabelece em sala de aula quando notícias de cunho científico ali aportam de forma até mesmo inesperada. Consciente da influência que a Ciência de referência exerce sobre o formato e a determinação do conteúdo de ensino da Biologia Escolar, procuro perceber as diversas interações que os docentes estabelecem a partir das relações que tecem entre instâncias do conhecimento. Por sua vez essas interações podem assumir formas que abarcam da atualização do prórpio conhecimento docente ao que seria mais propriamente entendido como "manejo de turma". Finalmente valendo-se do estágio atual do conhecimento biológico e de seus desdobramentos sociais, na visão de que, se a produção do conhecimento científico busca uma posição de neutralidade, a sociedade não o faz, busco entender as novas tendências presentes no ensino da disciplina escolar Biologia, nos conteúdos que abragem a Genética/ Evolução/ Biotecnologia.
O presente trabalho tem como objetivo central entender o posicionamento docente quando as "novidades científicas" inscritas na área da Genética/ Evolução/ Biotecnologia e disponibilizadas por meio da divulgação científica, aportam em sala de aula. Dessa forma focando as atitudes docentes, percebidas por meio de entrevistas realizadas, busco compreender as formas diversas às quais recorrem ao usarem, em sala de aula, essas novidades. Assumindo que as disciplinas escolares apresentam um caráter dinâmico, modoficando-se em consonância com a sociedade na qual a escola encontra-se imensa, e que os professores constróem saberes próprios, procuro determinar os mecanismos a que recorrem para lidar com a situação de tensão que se estabelece em sala de aula quando notícias de cunho científico ali aportam de forma até mesmo inesperada. Consciente da influência que a Ciência de referência exerce sobre o formato e a determinação do conteúdo de ensino da Biologia Escolar, procuro perceber as diversas interações que os docentes estabelecem a partir das relações que tecem entre instâncias do conhecimento. Por sua vez essas interações podem assumir formas que abarcam da atualização do prórpio conhecimento docente ao que seria mais propriamente entendido como "manejo de turma". Finalmente valendo-se do estágio atual do conhecimento biológico e de seus desdobramentos sociais, na visão de que, se a produção do conhecimento científico busca uma posição de neutralidade, a sociedade não o faz, busco entender as novas tendências presentes no ensino da disciplina escolar Biologia, nos conteúdos que abragem a Genética/ Evolução/ Biotecnologia.
Palavras Chave
ensino de biologia; transposição didática; saberes docentes
ensino de biologia; transposição didática; saberes docentes
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor