A construção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de Genética

Título
A construção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de Genética
Educação
Autor
Raquel Crosara Maia Leite
Orientação
Demétrio Delizoicov
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
É apresentada uma análise de quatro livros de Genética utilizados no curso de Ciências Biológicas da UFSC, tendo como objetivo verificar a visão de Ciência e a dimensão histórica presente nesses livros. A análise indicou que esses livros contribuem para a manutenção da concepção ligada ao empirismo-indutivista, apresentam o desenvolvimento do conhecimento científico mediante uma história linear, cumulativa e não fazem referências ao contexto social, econômico e político. Uma análise epistemológica de um episódio histórico (caso de Mendel) foi realizada para contrapor e superar a visão empirista predominante nos livros e na educação científica em geral. A análise, realizada a partir da epistemologia de Fleck, considerou o contexto sócio econômico e político da época de Mendel e a sua participação em vários coletivos de pensamento, destacando o papel da circulação intercoletiva de idéias. Essa análise contribui para a superação da visão empirista-indutivista, ao destacar que além da observação dos dados empíricos, outros elementos estão presentes na construção do conhecimento científico. Sugere-se que os cursos de formação (inicial e continuada) de professores de Ciência propiciem momentos de reflexão e discussão das concepções da natureza da Ciência e de estudo de temas da Filosofia e da História da Ciência.
Palavras Chave
Genética; Filosofia da Ciência; História da Ciência; Livro Didático

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
História da Ciência, Filosofia da Ciência