Racionalidade científica e imaginação poética a busca por novas demandas educacionais no ensino médio.

Título
Racionalidade científica e imaginação poética a busca por novas demandas educacionais no ensino médio.
Autor
Sérgio Corrêa Leite
Orientação
João Zanetic
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esse trabalho trata da possível aproximação entre a Física e a Literatura Brasileira e/ou Universal no nível médio brasileiro. De forma geral fundamentamos, através de uma breve análise, a importância pedagógica de se promover novas parcerias, além da tradicional entre a Física e a Matemática, em função de novas demandas educacionais surgidas nos últimos anos. Para essa fundamentação, consideramos uma série de autores contemporâneos que em seus trabalhos, de forma direta ou indireta, demonstraram uma clara preocupação pedagógica em tentar atingir a maior parte do pensamento humano contemporâneo. A partir dessa fundamentação, mostraremos a viabilidade de uma prática educativa interdisciplinar no nível médio que contemple a racionalidade científica imbricada com a imaginação poética, contidas na Física e Literatura.
Palavras Chave
fisica e literatura, ensino médio, interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método