O clube de ciências e cultura Paiaguás: como experiência da iniciação científica no ensino de 1o e 2o graus
Título
O clube de ciências e cultura Paiaguás: como experiência da iniciação científica no ensino de 1o e 2o graus
O clube de ciências e cultura Paiaguás: como experiência da iniciação científica no ensino de 1o e 2o graus
Educação
Autor
Ivo Leite Filho
Ivo Leite Filho
Orientação
Ângela Maria Zanon
Ângela Maria Zanon
Instituição
UFMS
UFMS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Discute a fundamentação teórico-experimental entre situações-problemas e a construção das suas soluções no cotidiano escolar, vivenciadas através de atividades de iniciação científica no ensino de 1o e 2o graus. A análise partiu da experiência do Clube de Ciências e Cultura Paiaguás inserido na EEPSG Arlindo de Andrade Gomes em Campo Grande (MS), no período de 1988-1994 descrevendo um ambiente diferente de outros, devido a dinâmicas de atividades de iniciação científica: projetos de pesquisa, publicações de resumos, feiras nacionais e internacionais de Ciências e tecnologia e pesquisas desenvolvidas coletivamente; culminando como uma das 16 escolas brasileiras com propostas pedagógicas inusitadas e reconhecidas pelo CENPEC-UNICEF, em 1994. É possível desenvolver projetos de pesquisas no ensino fundamental e médio Quais as características motivadoras de pesquisas no ensino de 1o e 2o graus Qual a relação entre a produção científica e o cotidiano escolar Qual a contribuição efetiva dada pelo CCCP Paiaguás para os problemas intra-escolares Estas são algumas das perguntas respondidas na pesquisa. A ponderação a ser feita, está na associação do que potencialmente é possível fazer entre as crianças e jovens, tendo claro que o desenvolvimento psico-cognitivo-emocional influencia inclusive na formação de grupos de interesses. São estabelecidas as relações nos trabalhos de pesquisas estudados: a) Os exploratórios das situações problemas, destinado ao ensino de 1o grau, permitindo a exploração do meio pelo indivíduo; b) Os analíticos qualitativos e quantitativos dos problemas sócio-ambientais com enfoque à qualidade de vida, destinado a 5a a 8a série, pois permite a exploração das potencialidades frente sua auto-afirmação, enquanto jovens; c) Os analíticos dos problemas sócio-econômicos-culturais para o 2o grau, pois existe um acúmulo de informações teóricas, qualidades e habilidades formando continuamente o indivíduo social, manifestações de tendências profissionais, necessidade de conhecimento de novos grupos e valores. Estas relações estabelecem uma melhor adaptação dos conteúdos ministrados com a iniciação científica, na forma de projetos de pesquisas no ensino de 1o e 2o graus.
Discute a fundamentação teórico-experimental entre situações-problemas e a construção das suas soluções no cotidiano escolar, vivenciadas através de atividades de iniciação científica no ensino de 1o e 2o graus. A análise partiu da experiência do Clube de Ciências e Cultura Paiaguás inserido na EEPSG Arlindo de Andrade Gomes em Campo Grande (MS), no período de 1988-1994 descrevendo um ambiente diferente de outros, devido a dinâmicas de atividades de iniciação científica: projetos de pesquisa, publicações de resumos, feiras nacionais e internacionais de Ciências e tecnologia e pesquisas desenvolvidas coletivamente; culminando como uma das 16 escolas brasileiras com propostas pedagógicas inusitadas e reconhecidas pelo CENPEC-UNICEF, em 1994. É possível desenvolver projetos de pesquisas no ensino fundamental e médio Quais as características motivadoras de pesquisas no ensino de 1o e 2o graus Qual a relação entre a produção científica e o cotidiano escolar Qual a contribuição efetiva dada pelo CCCP Paiaguás para os problemas intra-escolares Estas são algumas das perguntas respondidas na pesquisa. A ponderação a ser feita, está na associação do que potencialmente é possível fazer entre as crianças e jovens, tendo claro que o desenvolvimento psico-cognitivo-emocional influencia inclusive na formação de grupos de interesses. São estabelecidas as relações nos trabalhos de pesquisas estudados: a) Os exploratórios das situações problemas, destinado ao ensino de 1o grau, permitindo a exploração do meio pelo indivíduo; b) Os analíticos qualitativos e quantitativos dos problemas sócio-ambientais com enfoque à qualidade de vida, destinado a 5a a 8a série, pois permite a exploração das potencialidades frente sua auto-afirmação, enquanto jovens; c) Os analíticos dos problemas sócio-econômicos-culturais para o 2o grau, pois existe um acúmulo de informações teóricas, qualidades e habilidades formando continuamente o indivíduo social, manifestações de tendências profissionais, necessidade de conhecimento de novos grupos e valores. Estas relações estabelecem uma melhor adaptação dos conteúdos ministrados com a iniciação científica, na forma de projetos de pesquisas no ensino de 1o e 2o graus.
Palavras Chave
Clube de Ciências; Iniciação Científica; Disciplinas Escolares
Clube de Ciências; Iniciação Científica; Disciplinas Escolares
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas