A educação em Ciências Físicas e Biológicas a partir das teses e dissertações (1981 a 1995): uma história de sua história

Título
A educação em Ciências Físicas e Biológicas a partir das teses e dissertações (1981 a 1995): uma história de sua história
Educação
Autor
Marcio Silveira Lemgruber
Orientação
José Silverio Baia Horta
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Inicialmente apresento as características gerais de 288 teses e dissertações sobre o ensino de Ciências Físicas e Biológicas de 1º e 2° graus (81 a 95), tais como: fontes de pesquisa, ano de defesa, instituições de ensino, orientadores e grau de titulação. Através da exposição de tabelas e do cruzamento de dados, pode-se detectar tendências deste campo. No segundo capítulo, examino a história do ensino que é produzida em 23 teses e dissertações, buscando problematizar esta produção em 6 momentos: positivismo, escolanovismo, projetos inovadores, educação popular, tecnicismo e propostas atuais. No terceiro capítulo, analiso as propostas atuais, que se constituem, em geral, nos referenciais teóricos que mais estão explicitados nos resumos das 288 teses e dissertações selecionadas. São eles: construtivismos (concepções alternativas, Piaget, Ausubel e mudança conceitual), Paulo Freire, Bachelard e abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Concluo pela necessidade de maior aproximação entre o campo da educação em ciências e o pensamento pedagógico brasileiro.
Palavras Chave
Dissertações; Teses; Ciências Físicas e Biológicas; Estado da Arte

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Outros