A educação em Ciências Físicas e Biológicas a partir das teses e dissertações (1981 a 1995): uma história de sua história
Título
A educação em Ciências Físicas e Biológicas a partir das teses e dissertações (1981 a 1995): uma história de sua história
A educação em Ciências Físicas e Biológicas a partir das teses e dissertações (1981 a 1995): uma história de sua história
Educação
Autor
Marcio Silveira Lemgruber
Marcio Silveira Lemgruber
Orientação
José Silverio Baia Horta
José Silverio Baia Horta
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Inicialmente apresento as características gerais de 288 teses e dissertações sobre o ensino de Ciências Físicas e Biológicas de 1º e 2° graus (81 a 95), tais como: fontes de pesquisa, ano de defesa, instituições de ensino, orientadores e grau de titulação. Através da exposição de tabelas e do cruzamento de dados, pode-se detectar tendências deste campo. No segundo capítulo, examino a história do ensino que é produzida em 23 teses e dissertações, buscando problematizar esta produção em 6 momentos: positivismo, escolanovismo, projetos inovadores, educação popular, tecnicismo e propostas atuais. No terceiro capítulo, analiso as propostas atuais, que se constituem, em geral, nos referenciais teóricos que mais estão explicitados nos resumos das 288 teses e dissertações selecionadas. São eles: construtivismos (concepções alternativas, Piaget, Ausubel e mudança conceitual), Paulo Freire, Bachelard e abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Concluo pela necessidade de maior aproximação entre o campo da educação em ciências e o pensamento pedagógico brasileiro.
Inicialmente apresento as características gerais de 288 teses e dissertações sobre o ensino de Ciências Físicas e Biológicas de 1º e 2° graus (81 a 95), tais como: fontes de pesquisa, ano de defesa, instituições de ensino, orientadores e grau de titulação. Através da exposição de tabelas e do cruzamento de dados, pode-se detectar tendências deste campo. No segundo capítulo, examino a história do ensino que é produzida em 23 teses e dissertações, buscando problematizar esta produção em 6 momentos: positivismo, escolanovismo, projetos inovadores, educação popular, tecnicismo e propostas atuais. No terceiro capítulo, analiso as propostas atuais, que se constituem, em geral, nos referenciais teóricos que mais estão explicitados nos resumos das 288 teses e dissertações selecionadas. São eles: construtivismos (concepções alternativas, Piaget, Ausubel e mudança conceitual), Paulo Freire, Bachelard e abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Concluo pela necessidade de maior aproximação entre o campo da educação em ciências e o pensamento pedagógico brasileiro.
Palavras Chave
Dissertações; Teses; Ciências Físicas e Biológicas; Estado da Arte
Dissertações; Teses; Ciências Físicas e Biológicas; Estado da Arte
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Biologia
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Foco Temático
Outros
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