Uso de modelos no ensino de química: Uma investigação acerca dos saberes construídos durante a formação inicial de professores de Química da UFRN.
Título
Uso de modelos no ensino de química: Uma investigação acerca dos saberes construídos durante a formação inicial de professores de Química da UFRN.
Uso de modelos no ensino de química: Uma investigação acerca dos saberes construídos durante a formação inicial de professores de Química da UFRN.
Educação
Autor
Analice de Almeida Lima
Analice de Almeida Lima
Orientação
Isauro Beltran Nuñez
Isauro Beltran Nuñez
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nos últimos vinte anos, as pesquisas voltadas à profissionalização docente têm crescido de modo expressivo. Nesse contexto, as investigações acerca dos saberes docentes representam uma importante contribuição, visto que buscam identificar e resgatar a base de conhecimento que sustenta a profissão docente. Em particular, as reflexões e proposições de Lee Shulman têm constituído um subsídio fundamental à profissionalização dos professores no sentido de atrelar os saberes pedagógicos aos do conteúdo, estabelecendo o conhecimento pedagógico do conteúdo que caracteriza e diferencia o professor e o bacharel em determinada área de conhecimento. Entre os saberes imprescindíveis ao exercício profissional do professor de Química, salientamos, nesta pesquisa, a pertinência dos relativos ao uso de modelos nas aulas de Química nos ensinos fundamental e médio. Esses saberes são referentes à compreensão dos licenciandos acerca do conhecimento e modelos elaborados na ciência e dos modelos adotados no ensino de Química, assim como as habilidades para planejar situações didáticas que utilizem modelos. Nesta pesquisa, buscamos identificar as contribuições e entraves, durante a formação inicial de professores de Química, na UFRN, em relação à construção de saberes que subsidiem os licenciandos na elaboração de atividades de ensino que envolvam a utilização de modelos. A investigação foi realizada na UFRN, no Curso de Licenciatura em Química, junto a 13 licenciandos que cursavam a disciplina de Prática de Ensino de Química. Para esta pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas, elaboração de um plano de atividades para o ensino de Química e entrevista de modo a responder as questões de estudo estabelecidas. Os dados obtidos foram analisados a partir de critérios estabelecidos, categorizados e tabelados. Os resultados sinalizam que as representações dos licenciandos referentes ao conhecimento científico contemplavam, entre outras questões, a idéia de um método para a sua construção. Em alguns casos, foi ressaltado o papel dos modelos nessa construção, bem como a dimensão social na validação desse conhecimento. Os modelos científicos foram destacados, pela maioria dos licenciandos, como uma forma de representação com finalidade de explicar, compreender e interpretar os fenômenos químicos. Já os modelos didáticos foram ressaltados, na maioria dos casos, como uma forma de auxiliar os alunos de Química da Educação Básica a compreender os modelos científicos. As representações referentes a essas categorias contemplaram aspectos importantes, embora de modo superficial, refletindo as limitações de reflexões nesse sentido durante o processo formativo. Na elaboração de atividades de ensino que utilizam modelos, foram evidenciadas dificuldades, no processo de construção do plano, relativas à estrutura didática e à proposição de atividades que contemplassem modelos, embora os licenciandos tenham mobilizado diferentes elementos referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Tais constatações evidenciam a necessidade de que a agência formadora possa promover mudanças na formação inicial de modo a propiciar, ao longo desse processo, reflexões, discussões e proposições de atividades relativas às categorias destacadas nesta pesquisa, contribuindo para a construção de elementos iniciais referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo que serão desenvolvidos no decorrer da docência, corroborando, dessa forma, para a profissionalização docente.
Nos últimos vinte anos, as pesquisas voltadas à profissionalização docente têm crescido de modo expressivo. Nesse contexto, as investigações acerca dos saberes docentes representam uma importante contribuição, visto que buscam identificar e resgatar a base de conhecimento que sustenta a profissão docente. Em particular, as reflexões e proposições de Lee Shulman têm constituído um subsídio fundamental à profissionalização dos professores no sentido de atrelar os saberes pedagógicos aos do conteúdo, estabelecendo o conhecimento pedagógico do conteúdo que caracteriza e diferencia o professor e o bacharel em determinada área de conhecimento. Entre os saberes imprescindíveis ao exercício profissional do professor de Química, salientamos, nesta pesquisa, a pertinência dos relativos ao uso de modelos nas aulas de Química nos ensinos fundamental e médio. Esses saberes são referentes à compreensão dos licenciandos acerca do conhecimento e modelos elaborados na ciência e dos modelos adotados no ensino de Química, assim como as habilidades para planejar situações didáticas que utilizem modelos. Nesta pesquisa, buscamos identificar as contribuições e entraves, durante a formação inicial de professores de Química, na UFRN, em relação à construção de saberes que subsidiem os licenciandos na elaboração de atividades de ensino que envolvam a utilização de modelos. A investigação foi realizada na UFRN, no Curso de Licenciatura em Química, junto a 13 licenciandos que cursavam a disciplina de Prática de Ensino de Química. Para esta pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas, elaboração de um plano de atividades para o ensino de Química e entrevista de modo a responder as questões de estudo estabelecidas. Os dados obtidos foram analisados a partir de critérios estabelecidos, categorizados e tabelados. Os resultados sinalizam que as representações dos licenciandos referentes ao conhecimento científico contemplavam, entre outras questões, a idéia de um método para a sua construção. Em alguns casos, foi ressaltado o papel dos modelos nessa construção, bem como a dimensão social na validação desse conhecimento. Os modelos científicos foram destacados, pela maioria dos licenciandos, como uma forma de representação com finalidade de explicar, compreender e interpretar os fenômenos químicos. Já os modelos didáticos foram ressaltados, na maioria dos casos, como uma forma de auxiliar os alunos de Química da Educação Básica a compreender os modelos científicos. As representações referentes a essas categorias contemplaram aspectos importantes, embora de modo superficial, refletindo as limitações de reflexões nesse sentido durante o processo formativo. Na elaboração de atividades de ensino que utilizam modelos, foram evidenciadas dificuldades, no processo de construção do plano, relativas à estrutura didática e à proposição de atividades que contemplassem modelos, embora os licenciandos tenham mobilizado diferentes elementos referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Tais constatações evidenciam a necessidade de que a agência formadora possa promover mudanças na formação inicial de modo a propiciar, ao longo desse processo, reflexões, discussões e proposições de atividades relativas às categorias destacadas nesta pesquisa, contribuindo para a construção de elementos iniciais referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo que serão desenvolvidos no decorrer da docência, corroborando, dessa forma, para a profissionalização docente.
Palavras Chave
formação inicial; saberes docentes
formação inicial; saberes docentes
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores