Vivências, experiências de ambientalização: repensar o Ensino Médio pelo viés da Educação Ambiental

Título
Vivências, experiências de ambientalização: repensar o Ensino Médio pelo viés da Educação Ambiental
Educação Ambiental
Autor
Cleiva Aguiar de Lima
Orientação
Maria Inés Copello Levy
Instituição
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
Ano
2004
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta pesquisa assumi o desafio de ser professora pesquisadora de minha prática, comprometida com uma reflexão crítica do processo e com uma preocupação pela qualidade do trabalho. Assim, encarei o desenvolvimento de uma Unidade Didática: AIDS 2002: a vacina contra AIDS, adaptada de Gordillo nas turmas de Biologia da 2ª Série do ensino médio do Colégio Técnico Industrial Professor Mario Alquati (CTI) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da cidade do Rio Grande/RS em que lecionava. Os alunos foram estimulados a organizar uma conferência simulada e participar dela para decidir a liberação ou não da fase final dos ensaios com a vacina, aplicada em crianças africanas de três anos e tiveram como principal tarefa a construção de argumentos para apoiar sua postura. Tal unidade didática objetivou analisar a argumentação, entendida como um processo comunicativo, no qual os interlocutores defendem diferentes posturas, e a constituição da sala de aula como uma comunidade de aprendizagem, potencializadora da interação social e da construção compartilhada do conhecimento. Os registros das atividades formaram, junto com o diário da professora pesquisadora, o corpus de análise a constituir esta dissertação de mestrado. A metodologia empregada caracteriza-se como um estudo de caso etnográfico, e a análise dos dados ocorreu de forma interpretativa. Os resultados acenam para importância de atividades que superem a mera transmissão de conteúdos conceituais. E aponta para um dos objetivos da Educação Ambiental que é o de capacitar para a ação. Indica também a possibilidade de constituir a sala e aula como uma comunidade de aprendizagem e acena para a importância do professor refletir sobre sua prática e constituir-se pesquisador. Postula-se, com isto, que a implementação da Educação Ambiental no ensino médio, possa ocorrer a partir da ambientalização do processo ensino-aprendizagem de disciplinas isoladas, talvez mobilizadoras da incorporação em outras disciplinas e na escola como um todo.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Argumentação; CTS; Aids.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método