Práticas de estudo de alunos mediadas pelo cd-rom física animada-termodinamica no ensino médio
Título
Práticas de estudo de alunos mediadas pelo cd-rom física animada-termodinamica no ensino médio
Práticas de estudo de alunos mediadas pelo cd-rom física animada-termodinamica no ensino médio
Educação
Autor
Gielton de Barros Lima
Gielton de Barros Lima
Orientação
Silvania Sousa do Nascimento
Silvania Sousa do Nascimento
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem como proposta investigar algumas práticas sociais de estudo vivenciadas por um grupo de jovens, ao desenvolverem atividades que envolvam a utilização de recursos de informática caracterizados pela associação de textos a imagens, sons e movimentos. Para isso, acompanhamos à distância, estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Belo Horizonte, com perfis diferenciados durante atividades de estudo mediadas pelo CD-ROM Física Animada - Termodinâmica, em espaço extra-classe. Os sujeitos pesquisados são jovens estudantes com elevado grau de acesso aos bens culturais da sociedade e com boas condições materiais e sócio-culturais para o empreendimento de seus estudos. Apesar de se relacionarem freqüentemente com as tecnologias digitais, no momento do estudo pessoal, recorrem principalmente ao livro didático e caderno de anotações. Vivem, portanto, numa época de transição entre o analógico e digital, entre os meios de comunicação de massa, e os de transmissão bidirecional. O CD utilizado como mediador dos estudos foi desenvolvido por mim, professor de Física do Ensino Médio. Ele foi concebido como material de apoio aos estudos, e carrega em sua estrutura, crenças, valores e concepções sobre educação construídas ao longo de minha trajetória profissional. Esta pesquisa desenvolve-se a partir da identificação de algumas práticas de estudo, nas condições apresentadas, sob a ótica de algumas idéias desenvolvidas por Vigotysk, Bakhtin e Gunter (e outros), no campo da linguagem. Da análise dos dados identificamos que a maioria dos estudantes pesquisados navegou linearmente pelo CD, procedeu a leitura das telas, aguardou a construção das telas e resolveu exercícios com leitura dos comentários. Os estudantes, ao relacionarem tais práticas de estudo com seus processos de aprendizagem, disseram que os textos são objetivos e inteligíveis e que a organização do material em tópicos e sub-tópicos facilita o acesso aos conteúdos, tornando o estudo mais rápido e prático. Afirmaram também, que a orquestração dos modos de comunicação conduz, num certo sentido, o raciocínio, chamando a atenção para a informação importante em cada instante. Segundo os estudantes, a leitura dos comentários dos exercícios pode levar a uma reflexão interna sobre os problemas, favorecendo o entendimento, o esclarecimento de possíveis dúvidas surgidas durante a resolução dos exercícios e tornando o estudo mais autônomo. Este trabalho trouxe uma tímida contribuição, ajudando a evidenciar o quanto ainda se tem por investigar nesse campo, relativamente recente na história da pesquisa em educação.
Este trabalho tem como proposta investigar algumas práticas sociais de estudo vivenciadas por um grupo de jovens, ao desenvolverem atividades que envolvam a utilização de recursos de informática caracterizados pela associação de textos a imagens, sons e movimentos. Para isso, acompanhamos à distância, estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Belo Horizonte, com perfis diferenciados durante atividades de estudo mediadas pelo CD-ROM Física Animada - Termodinâmica, em espaço extra-classe. Os sujeitos pesquisados são jovens estudantes com elevado grau de acesso aos bens culturais da sociedade e com boas condições materiais e sócio-culturais para o empreendimento de seus estudos. Apesar de se relacionarem freqüentemente com as tecnologias digitais, no momento do estudo pessoal, recorrem principalmente ao livro didático e caderno de anotações. Vivem, portanto, numa época de transição entre o analógico e digital, entre os meios de comunicação de massa, e os de transmissão bidirecional. O CD utilizado como mediador dos estudos foi desenvolvido por mim, professor de Física do Ensino Médio. Ele foi concebido como material de apoio aos estudos, e carrega em sua estrutura, crenças, valores e concepções sobre educação construídas ao longo de minha trajetória profissional. Esta pesquisa desenvolve-se a partir da identificação de algumas práticas de estudo, nas condições apresentadas, sob a ótica de algumas idéias desenvolvidas por Vigotysk, Bakhtin e Gunter (e outros), no campo da linguagem. Da análise dos dados identificamos que a maioria dos estudantes pesquisados navegou linearmente pelo CD, procedeu a leitura das telas, aguardou a construção das telas e resolveu exercícios com leitura dos comentários. Os estudantes, ao relacionarem tais práticas de estudo com seus processos de aprendizagem, disseram que os textos são objetivos e inteligíveis e que a organização do material em tópicos e sub-tópicos facilita o acesso aos conteúdos, tornando o estudo mais rápido e prático. Afirmaram também, que a orquestração dos modos de comunicação conduz, num certo sentido, o raciocínio, chamando a atenção para a informação importante em cada instante. Segundo os estudantes, a leitura dos comentários dos exercícios pode levar a uma reflexão interna sobre os problemas, favorecendo o entendimento, o esclarecimento de possíveis dúvidas surgidas durante a resolução dos exercícios e tornando o estudo mais autônomo. Este trabalho trouxe uma tímida contribuição, ajudando a evidenciar o quanto ainda se tem por investigar nesse campo, relativamente recente na história da pesquisa em educação.
Palavras Chave
Recursos de Informática; Prática de Estudo; Física Animada; Cd Rom.
Recursos de Informática; Prática de Estudo; Física Animada; Cd Rom.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos