Concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais.

Título
Concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais.
Autor
Kênio Erithon Cavalcante Lima
Orientação
Helaine Sivini Ferreira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Na atualidade, novas discussões orientam concepções e valores sobre a forma que o homem usufrui os animais, seja para a pesquisa seja para o ensino. Como mecanismos de controle, o ser humano propôs códigos e normas orientadoras, contidas em novos conceitos, os da Bioética e Biossegurança. Para tanto, discutir suas implicações com a sociedade requer, para o professor de Ciências e Biologia, formação teórica e prática que permita interligar os diversos discursos científicos e a linguagem social. Como objetivos deste trabalho, buscou-se investigar as concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos e implicações da Bioética e da Biossegurança aplicados para o manuseio de animais no Ensino Superior e Básico. Também se buscou identificar as principais orientações da legislação, dos manuais de Biossegurança e dos PCN para aplicar estes conceitos no manuseio de animais na prática docente. Foram consultados treze licenciados e nove professores. Como instrumento de investigação, aplicaram-se questionários e problematizações para licenciados, e um questionário para os professores. Formaram-se categorias das respostas para os questionários, e mapas conceituais que foram analisados e discutidos qualitativamente. Como resultado, percebe-se que há saberes sobre procedimentos coerentes entre professores e licenciados, esses com predomínio dos saberes experimentais em detrimento aos saberes disciplinares, para o bom uso dos animais em atividades práticas. Os graduandos possuem representações mentais significativas acerca dos conceitos, porém, não satisfatoriamente alicerçadas no cognitivo, o que não determina a aplicação dos princípios no manuseio de animais de forma concisa. Esses reconhecem a importância da aplicação de recursos alternativos para o não uso de animais no desenvolvimento de aprendizagem significativa. Conclui-se que as abordagens sobre a legislação e procedimentos que norteiam a formação prática do licenciando são fragmentadas, comprometendo a construção de saberes alicerçados e aplicáveis para o bem estar animal.
Palavras Chave
concepções de professores, concepções de licenciados, bioética, biossegurança.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor