Concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais.
Título
Concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais.
Concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais.
Autor
Kênio Erithon Cavalcante Lima
Kênio Erithon Cavalcante Lima
Orientação
Helaine Sivini Ferreira
Helaine Sivini Ferreira
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Na atualidade, novas discussões orientam concepções e valores sobre a forma que o homem usufrui os animais, seja para a pesquisa seja para o ensino. Como mecanismos de controle, o ser humano propôs códigos e normas orientadoras, contidas em novos conceitos, os da Bioética e Biossegurança. Para tanto, discutir suas implicações com a sociedade requer, para o professor de Ciências e Biologia, formação teórica e prática que permita interligar os diversos discursos científicos e a linguagem social. Como objetivos deste trabalho, buscou-se investigar as concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos e implicações da Bioética e da Biossegurança aplicados para o manuseio de animais no Ensino Superior e Básico. Também se buscou identificar as principais orientações da legislação, dos manuais de Biossegurança e dos PCN para aplicar estes conceitos no manuseio de animais na prática docente. Foram consultados treze licenciados e nove professores. Como instrumento de investigação, aplicaram-se questionários e problematizações para licenciados, e um questionário para os professores. Formaram-se categorias das respostas para os questionários, e mapas conceituais que foram analisados e discutidos qualitativamente. Como resultado, percebe-se que há saberes sobre procedimentos coerentes entre professores e licenciados, esses com predomínio dos saberes experimentais em detrimento aos saberes disciplinares, para o bom uso dos animais em atividades práticas. Os graduandos possuem representações mentais significativas acerca dos conceitos, porém, não satisfatoriamente alicerçadas no cognitivo, o que não determina a aplicação dos princípios no manuseio de animais de forma concisa. Esses reconhecem a importância da aplicação de recursos alternativos para o não uso de animais no desenvolvimento de aprendizagem significativa. Conclui-se que as abordagens sobre a legislação e procedimentos que norteiam a formação prática do licenciando são fragmentadas, comprometendo a construção de saberes alicerçados e aplicáveis para o bem estar animal.
Na atualidade, novas discussões orientam concepções e valores sobre a forma que o homem usufrui os animais, seja para a pesquisa seja para o ensino. Como mecanismos de controle, o ser humano propôs códigos e normas orientadoras, contidas em novos conceitos, os da Bioética e Biossegurança. Para tanto, discutir suas implicações com a sociedade requer, para o professor de Ciências e Biologia, formação teórica e prática que permita interligar os diversos discursos científicos e a linguagem social. Como objetivos deste trabalho, buscou-se investigar as concepções de professores e licenciados em Ciências Biológicas sobre os conceitos e implicações da Bioética e da Biossegurança aplicados para o manuseio de animais no Ensino Superior e Básico. Também se buscou identificar as principais orientações da legislação, dos manuais de Biossegurança e dos PCN para aplicar estes conceitos no manuseio de animais na prática docente. Foram consultados treze licenciados e nove professores. Como instrumento de investigação, aplicaram-se questionários e problematizações para licenciados, e um questionário para os professores. Formaram-se categorias das respostas para os questionários, e mapas conceituais que foram analisados e discutidos qualitativamente. Como resultado, percebe-se que há saberes sobre procedimentos coerentes entre professores e licenciados, esses com predomínio dos saberes experimentais em detrimento aos saberes disciplinares, para o bom uso dos animais em atividades práticas. Os graduandos possuem representações mentais significativas acerca dos conceitos, porém, não satisfatoriamente alicerçadas no cognitivo, o que não determina a aplicação dos princípios no manuseio de animais de forma concisa. Esses reconhecem a importância da aplicação de recursos alternativos para o não uso de animais no desenvolvimento de aprendizagem significativa. Conclui-se que as abordagens sobre a legislação e procedimentos que norteiam a formação prática do licenciando são fragmentadas, comprometendo a construção de saberes alicerçados e aplicáveis para o bem estar animal.
Palavras Chave
concepções de professores, concepções de licenciados, bioética, biossegurança.
concepções de professores, concepções de licenciados, bioética, biossegurança.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor