A formação de professores de Ciências: uma abordagem epistemológica

Título
A formação de professores de Ciências: uma abordagem epistemológica
Educação
Autor
Lucia Ceccato de Lima
Orientação
Edel Ern
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho, sobre a formação de professores de ciências, foi realizado objetivando compreender se, e de que forma, o estilo de pensamento dos professores do curso de Ciências - Licenciatura Curta/UNIPLAC influenciou o estilo de pensamento dos seus alunos, futuros professores. Para atingir os objetivos propostos realizamos uma investigação a partir de três fontes de informações: documentos da UNIPLAC, questionários e entrevistas com alunos/professores egressos do curso de Ciências de 1º grau/UNIPLAC. O referencial teórico principal foi buscado na epistemologia de Ludwik Fleck. Foram trabalhadas as seguintes categorias: Estilo de Pensamento, Coletivo de Pensamento e Mudança de Estilo de Pensamento. Além disso, nos embasamos em referencial teórico sobre a formação de professores, inicial e continuada. Esta fundamentação teórica foi fundamental para compreender o Estilo e Coletivo de Pensamento dos professores do curso de ciências desde sua implantação, 1973. Detectou-se na pesquisa Estilos de Pensamento que influenciam o ensino de ciências que vem sendo ministrado por esses professores. Identificou-se também a possibilidade de Mudança de Estilo de Pensamento de alguns professores a ser trabalhado na formação inicial no curso de Ciências Biológicas e na formação continuada. A Mudança de Estilo de Pensamento indica a possibilidade de outra postura teórico-metodológica.
Palavras Chave
Formação de Professores; Filosofia da Ciência; Ensino; Estilo de Pensamento.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor