A Inserção da Dimensão Ambiental no Currículo: analisando a trajetória de uma comunidade de aprendizagem cooperativa
Título
A Inserção da Dimensão Ambiental no Currículo: analisando a trajetória de uma comunidade de aprendizagem cooperativa
A Inserção da Dimensão Ambiental no Currículo: analisando a trajetória de uma comunidade de aprendizagem cooperativa
Autor
Maria Beatriz Araújo de Lima
Maria Beatriz Araújo de Lima
Orientação
Antonio Fernando Silveira Guerra
Antonio Fernando Silveira Guerra
Instituição
UNIVALI
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas
Centro de Ciências Humanas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Itajaí/SC
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa visou determinar os limites e possibilidades da inserção da Dimensão Ambiental no currículo escolar de uma das escolas participantes do Projeto EducAdo, desenvolvido em 2001. Essa investigação se deu a partir da avaliação da evolução conceitual sobre as questões ambientais na ação pedagógica dos sujeitos envolvidos em um processo de formação continuada e da criação de um grupo de estudos que se constituiu em uma Comunidade de Aprendizagem cooperativa em EA, buscando com isso a complementação da formação continuada dos mesmos para a inserção da Dimensão Ambiental no currículo. Na análise do processo educativo vivenciado, destacou-se a evolução conceitual, as mudanças de atitudes e valores e nas ações pedagógicas, as observações e relatos da Comunidade de Aprendizagem formada. Avaliou-se também as situações de interação, cooperação e aprendizagens, bem como os limites e as possibilidades de inserção da EA no currículo da escola pesquisada, por meio da formação da Comunidade de Aprendizagem cooperativa.
Esta pesquisa visou determinar os limites e possibilidades da inserção da Dimensão Ambiental no currículo escolar de uma das escolas participantes do Projeto EducAdo, desenvolvido em 2001. Essa investigação se deu a partir da avaliação da evolução conceitual sobre as questões ambientais na ação pedagógica dos sujeitos envolvidos em um processo de formação continuada e da criação de um grupo de estudos que se constituiu em uma Comunidade de Aprendizagem cooperativa em EA, buscando com isso a complementação da formação continuada dos mesmos para a inserção da Dimensão Ambiental no currículo. Na análise do processo educativo vivenciado, destacou-se a evolução conceitual, as mudanças de atitudes e valores e nas ações pedagógicas, as observações e relatos da Comunidade de Aprendizagem formada. Avaliou-se também as situações de interação, cooperação e aprendizagens, bem como os limites e as possibilidades de inserção da EA no currículo da escola pesquisada, por meio da formação da Comunidade de Aprendizagem cooperativa.
Palavras Chave
educação ambiental; comunidades de aprendizagem, formação de professores, características do professor, formação de conceitos.
educação ambiental; comunidades de aprendizagem, formação de professores, características do professor, formação de conceitos.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas