A Inserção da Dimensão Ambiental no Currículo: analisando a trajetória de uma comunidade de aprendizagem cooperativa

Título
A Inserção da Dimensão Ambiental no Currículo: analisando a trajetória de uma comunidade de aprendizagem cooperativa
Autor
Maria Beatriz Araújo de Lima
Orientação
Antonio Fernando Silveira Guerra
Instituição
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas
Ano
2003
Cidade / UF
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa visou determinar os limites e possibilidades da inserção da Dimensão Ambiental no currículo escolar de uma das escolas participantes do Projeto EducAdo, desenvolvido em 2001. Essa investigação se deu a partir da avaliação da evolução conceitual sobre as questões ambientais na ação pedagógica dos sujeitos envolvidos em um processo de formação continuada e da criação de um grupo de estudos que se constituiu em uma Comunidade de Aprendizagem cooperativa em EA, buscando com isso a complementação da formação continuada dos mesmos para a inserção da Dimensão Ambiental no currículo. Na análise do processo educativo vivenciado, destacou-se a evolução conceitual, as mudanças de atitudes e valores e nas ações pedagógicas, as observações e relatos da Comunidade de Aprendizagem formada. Avaliou-se também as situações de interação, cooperação e aprendizagens, bem como os limites e as possibilidades de inserção da EA no currículo da escola pesquisada, por meio da formação da Comunidade de Aprendizagem cooperativa.
Palavras Chave
educação ambiental; comunidades de aprendizagem, formação de professores, características do professor, formação de conceitos.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas