Saberes de astronomia no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental numa perspectiva do letramento e inclusão.

Título
Saberes de astronomia no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental numa perspectiva do letramento e inclusão.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Autor
Maria Luciene de Souza Lima
Orientação
Luiz Carlos Jafelice
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho propõe-se a discutir metodologias e atividades didático-pedagógicas para o ensino de Astronomia no 1º e 2º ciclos do Nível Fundamental, numa perspectiva de letramento e inclusão. As propostas apresentadas foram desenvolvidas em uma turma da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, Zona Norte de Natal, com crianças a partir dos seis anos de idade, dentre as quais duas portadoras de necessidades especiais. Esta pesquisa visa demonstrar que é possível desenvolver com essas crianças os conteúdos de Astronomia, enquanto elas participam do processo de letramento e inclusão. Com isto, busca-se uma contribuição teórico-prática para que os Parâmetros Curriculares Nacionais incluam os referidos conteúdos no 1º ciclo do ensino fundamental. Para a realização desta pesquisa foi inicialmente proposta uma Astronomia Vivencial. Posteriormente diversas oficinas foram realizadas (argila, rasgadura, papel crepon, massa de modelar, cartolina e gastro-lúnica). Todas as atividades propostas estavam baseadas na conjunção de conteúdos, o que caracteriza a interdisciplinaridade. Através da abordagem que adotamos e das práticas que propusemos, constatamos que tanto as crianças ditas normais, como as portadoras de necessidades especiais, ao mesmo tempo em que se apropriaram do nosso código de escrita, desenvolveram e incorporaram naturalmente uma relação cotidiana próxima com as coisas do céu, aprenderam muitas informações sobre estas, além de construírem conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais.
Palavras Chave
Ensino fundamental, Ensino de Astronomia, Letramento, Inclusão, Ensino Interdisciplinar.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método