Uma prática de Educação Ambiental para alunos do 3º Grau no Manguezal do Rio Ceará-Mirim / Extremoz-RNUma prática de Educação Ambiental para alunos do 3º Grau no Manguezal do Rio Ceará-Mirim / Extremoz-RN.

Título
Uma prática de Educação Ambiental para alunos do 3º Grau no Manguezal do Rio Ceará-Mirim / Extremoz-RNUma prática de Educação Ambiental para alunos do 3º Grau no Manguezal do Rio Ceará-Mirim / Extremoz-RN.
Autor
Paulo Gerson de Lima
Orientação
Luiz Antonio Cestaro
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A questão ambiental, formalizada por um conjunto de temáticas relativas não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades, tem-se constituído num dos temas de maior relevância internacional nas últimas décadas. A sociedade humana, motivada por padrões de consumo insustentáveis, completados por um mórbido e renitente crescimento populacional, tornou-se mais injusta, desigual e insensível. Hoje, experimenta uma profunda ruptura da ética e de valores humanísticos, verificáveis em suas atitudes diárias, permitindo o crescimento da corrupção, a corrosão da democracia e um distanciamento entre ricos e pobres. No Rio Grande do Norte a ocupação acelerada e desordenada da região costeira vem gerando um impacto ambiental muito forte, sobretudo no que se refere à cobertura vegetal nativa, em especial os manguezais. A crescente expansão das salinas, dos projetos de aqüicultura e das atividades de exploração do petróleo vem comprometendo seriamente a sustentabilidade desses ecossistemas locais. O papel da Educação Ambiental, neste contexto, torna-se mais urgente. É nessa perspectiva que a construção de uma prática interdisciplinar à luz da Educação Ambiental para alunos do 3º grau com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre o ecossistema manguezal, buscando uma análise crítica da relação homem – natureza nesse ambiente. A prática foi concebida para ser realizada no manguezal do estuário do rio Ceará-Mirim, no município de Extremoz-RN, utilizando como meio de transporte uma balsa. O percurso envolve o trecho do rio compreendido entre a rodovia BR 101 e o seu estuário, entre as praias de Barra do Rio e Genipabu. É dada preferência para a realização da prática durante o período de maré vazante, o que permite uma maior exposição do substrato e a melhor visualização dos diferentes ambientes e da biodiversidade. A seqüência de atividades é apoiada principalmente em seis estações ou pontos do rio, envolvendo como conteúdo características biológicas, ecológicas, físicas, químicas e geológicas como também é estimulada a percepção ambiental dos atores envolvidos. Um componente importante da prática é a análise das relações homem-manguezal com ênfase na exploração dos recursos naturais, na sobrecarga dessa exploração e nas relações etnoecológicas locais. A prática tem uma duração média de duas horas e quarenta minutos, planejada para 30 alunos, em função, sobretudo, de critérios de segurança associados à embarcação. Aplicado um teste de eficiência houve um incremento considerável de conhecimentos após a aula de campo. No final, comprovou-se a necessidade da incorporação no sistema de ensino do 3º Grau de metodologias práticas voltadas para o ecossistema manguezal em razão do baixo índice de informações na temática por parte desses estudantes nos cursos pesquisados.
Palavras Chave
Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Ecossistema.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método