Uso de ferramentas livres para apoiar comunidades de aprendizagem em física.

Título
Uso de ferramentas livres para apoiar comunidades de aprendizagem em física.
Autor
Sergio Ferreira de Lima
Orientação
Daniel Guilherme Gomes Sasaki
Instituição
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho apresenta-se o uso de Softwares Livres ou de Código Aberto (FOSS) para apoio e fomento de comunidades de aprendizagem em física. Defende-se a pertinência desta escolha, tanto em termos de políticas públicas, como em termos de contribuição teórica e prática para a construção de uma Escola Pública mais adequada à formação de cidadãos numa sociedade cada vez mais conectada. Descreve-se o uso de TICs, sob certos paradigmas tecnológicos, na construção e fomento de ambientes colaborativos de aprendizagem em física numa escola pública de ensino médio e as dificuldades inerentes à construção de uma cultura escolar de compartilhamento e colaboração.
Palavras Chave
Código aberto; Conectivismo; Comunidade de aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos