O ensino de Ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de Ciências e da sala de recursos com relação à inclusão.

Título
O ensino de Ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de Ciências e da sala de recursos com relação à inclusão.
Autor
Eliza Márcia Oliveira Lippe
Orientação
Eder Pires de Camargo
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2010
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A proposta da educação inclusiva do governo estadual baseia-se na adaptação curricular, realizada pela ação de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte tanto ao professor da sala comum quanto ao aluno com deficiência, por meio do acompanhamento, do estudo e da pesquisa, de modo a incluí-lo e mantê-lo na rede comum de ensino em todos os seus níveis. Essa proposta está amparada em preceitos que consideram o indivíduo como dependente das relações sociais, a escola se configura como uma das instâncias responsáveis para que isso ocorra, constituindo-se como um espaço de convivência social (SEEP/MEC, 2004). O presente estudo tem como objetivo investigar quais as percepções das professoras de ciências e da sala de recursos em deficiência visual com relação à inclusão, mediante a observação da prática docente na presença de alunos inclusos na sala de aula regular. A pesquisa e análise de dados foram realizadas por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação que deve ocorrer entre as professoras para que os alunos possam efetivamente aprender os conteúdos científicos, e também que o professor especialista infelizmente pelo excesso de atividade em sua jornada diária acaba por às vezes negligenciar o processo educativo com os alunos, consentindo que muitas vezes aconteça por muitas ocasiões o reforço e não o apoio pedagógico necessário para auxiliar os alunos.
Palavras Chave
inclusão educacional, deficiência visual, ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor